Justiça ou não?

Imagine disputar 46 partidas, terminar esta etapa do campeonato três posições à frente de uma equipe que ficou nove pontos atrás e, em dois jogos mata-mata, ser eliminado. Isso foi o que aconteceu com o Nottingham Forest, que fez 79 pontos na Championship, a segunda divisão inglesa. O Blackpool, sexto após turno e returno, fez 70 e venceu os dois jogos eliminatórios.

O regulamento prevê a subida de três clubes para a Premier League, campeonato mais lucrativo do mundo e, na minha opinião, o mais disputado e o de melhor qualidade entre os grandes europeus. Os dois primeiros sobem diretamente, sem play-off (Newcastle e West Bromwich), enquanto o terceiro enfrenta o sexto em dois jogos, mesmo caso do quarto e do quinto colocados. Os dois vencedores disputam, em jogo único, em Wembley, a ascensão à primeira divisão. No outro mata-mata, o galês Cardiff, quarto na classificação geral, eliminou o Leicester, quinto. E decide neste domingo, dia 16, a vaga na Premier League.

O mesmo acontece nas demais divisões de acesso na Inglaterra. Eu acho mega, hiper, master injusto. Vai ter gente falando que é mais emocionante, que atrai o público, blá, blá, blá. Mas não é justo e deveria ser usado apenas em copas, como a que vai ser decidida também em Wembley, amanhã, entre Chelsea e Portsmouth. A FA Cup reúne o campeão inglês e o lanterna da mesma competição. Em copas, isso tem graça. Um jogo pode definir um campeão improvável, que se preparou especificamente para um confronto, mas nem sempre para toda a temporada.

Comentários