A convocação de Dunga

Dunga acabou de definir os seus 23 eleitos para representar o Brasil na Copa. Em breve, a CBF divulgará outros sete jogadores que, assim, complementam os 30 que a Fifa define como pré-convocação. No dia 1º de junho a CBF tem que passar à Fifa a lista definitiva, que pode ser alterada até 24 horas antes da estreia do Brasil na Copa, dia 15, contra a Coreia do Norte, fato que já ocorreu, por exemplo, em 2002, quando Emerson se contundiu e Ricardinho foi chamado na última hora para ser penta.

A lista é essa. Minhas opiniões sobre cada setor estão na sequência:

Goleiros: Júlio Cesar (Internazionale-ITA), Gomes (Tottenham-ING) e Doni (Roma-ITA). Os dois primeiros são incontestáveis. Um é finalista da Champions League e responsável direto pela ótima fase da Inter. Já Gomes teve participação decisiva na vaga do time inglês na maior competição de clubes da Europa. Doni é um absurdo. Reserva na Roma, que cresceu exatamente no momento em que Doni foi para o banco. Tecnicamente sofrível.

Laterais-direitos: Maicon (Internazionale-ITA) e Daniel Alves (Barcelona-ESP). Incontestáveis.

Zagueiros: Lúcio (Internazionale-ITA), Luisão (Benfica-POR), Juan (Roma-ITA) e Thiago Silva (Milan-ITA). Lúcio, Luisão e Thiago Silva são os pilares das defesas de seus times. Juan vive uma fase ruim, física e tecnicamente. Opção arriscada. Frio demais na minha opinião.

Laterais-esquerdos: Gilberto (Cruzeiro) e Michel Bastos (Lyon-FRA). Posição carente. Nenhum dos dois me convence. Gilberto não joga como lateral há muito tempo, mesmo caso de Michel Bastos. Gilberto é um ótimo meia no Brasill, mas não me parece ser, hoje, um lateral à altura da Seleção. Michel Bastos é regular, ainda não tem cacife para uma Copa. Pode até surpreender, mas...

Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Felipe Melo (Juventus-ITA), Josué (Wolfsburg-ALE) e Kléberson (Flamengo). Gilberto Silva provou que é necessário à Seleção, mesclando experiência, força na marcação e ótima saída de bola. Não tão bom quanto em 2002, mas ainda superior aos demais. Os outros três volantes vivem fases ruins em seus clubes, um deles voltando de contusão (Kléberson). Setor preocupante.

Meias: Ramires (Benfica-POR), Kaká (Real Madrid-ESP), Elano (Galatasaray-TUR) e Júlio Baptista (Roma-ITA). Se Ramires foi importante para a conquista do título português, os outros três estão devendo em seus clubes. Kaká é craque, sem dúvida. Resta saber se vai estar bem fisicamente e tecnicamente. Também preocupante.

Atacantes: Luís Fabiano (Sevilla-ESP), Nilmar (Villareal-ESP), Grafite (Wolfsburg-ALE) e Robinho (Santos). Foi-se o tempo que a Seleção tinha um atacante que colocava medo nos rivais. Romário, Careca e Ronaldo ficaram no passado. Luís Fabiano é um grande artilheiro e provou com a camisa amarela que deve ser titular. Assim como Robinho, vai ser testado de vez em uma competição com o peso de uma Copa. Nilmar e Grafite são bons jogadores de clube. E só.

Comentários

  1. Seleção Brasileira na Copa? Tenso!!!! haja cerveja pra guentar assistir esses jogadores aí. Já vou fazer meu exame cardíaco agora pra ver como estou.. melhor previnir...

    ResponderExcluir
  2. Nessa copa realmente vamos torcer. Porque é a única coisa que nos resta. Mas tem o lado bom, a imprensa e os torcedores locais não vão ficar acampando nos treinos da seleção, por não ser uma equipe de estrelas. Vamos ver o que vai dar. Todos juntos vamos. Pra frente Brasil. SALVEM a seleção!!!!

    Márcio Martins

    ResponderExcluir

Postar um comentário