Campeões

Conforme prometido, vamos aos campeonatos já encerrados na Europa:

Inglaterra - O Chelsea conquistou o quarto título de sua história, o terceiro desde que o clube foi adquirido pelo russo Roman Abramovich. O técnico campeão foi o italiano Carlo Ancellotti, que fracassou na luta pela Champions League, mas teve sucesso doméstico. Além do título inglês, joga no próximo sábado a final da FA Cup, a Copa da Inglaterra, torneio de futebol mais antigo do mundo. O adversário é.... o Portsmouth, que terminou na lanterna do Inglês.
Classificaram para a Champions League: Chelsea, Manchester United, Arsenal e Tottenham.
Classificaram para a Europe League: Manchester City, Aston Villa e Liverpool.


Alemanha – O Bayern Leverkusen liderou, o Schalke 04 também. Werder Bremen, Hamburgo e Borussia Dortmund também sonharam com o título e chegaram a frequentar as primeiras colocações. Mas, no final, deu Bayern de Munique, em uma mistura de falta de competência dos rivais com o peso da camisa aliado a uma formação consistente comandada em campo por Robben e Ribèry e fora dele pelo técnico contestado, mas competente, Louis Van Gaal, que ainda pode levar o time ao título europeu, dia 22, contra a Inter.
Classificaram para a Champions League: Bayern de Munique, Shalke 04 e Werder Bremen.
Classificaram para a Europe League: Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund e Stuttgart


Holanda – Comandado por Steve McClaren, que teve uma passagem bisonha pela Seleção Inglesa (tão ruim a ponto de não conseguir classificar o English Team para a Eurocopa 2008), o surpreendente Twente, da cidade de Enschede, levantou o primeiro troféu de sua história. Assim, se repete o que aconteceu na última temporada, quando um time menor, o AZ Alkmaar, foi campeão com um técnico de nome em baixa, Louis Van Gaal.
Classificaram para a Champions League: Twente e Ajax
Classificaram para a Europe League: PSV, Feyenoord, AZ Alkmaar e mais uma equipe a ser definida em um play-off local.


Portugal – O Benfica quebrou um jejum de cinco anos e premiou a política de investimentos do clube, que levou para o Estádio da Luz nomes de peso como os argentinos Saviola e Aimar e o brasileiro Ramires, que se juntaram a uma base que já contava com bons nomes, como Luisão, De Maria e Cardozo. Surpresa maior mesmo foi o Braga, vice-campeão, que disputou o título até a última rodada. Maior vencedor dos últimos anos, o Porto ficou em terceiro.
Classificaram para a Champions League: Benfica e Braga
Classificaram para a Europe League: Porto, Sporting e Marítimo

Comentários