Dica de filme: A trajetória de superação da Chapecoense em "Para Sempre Chape"



Há exatos dois anos, o mundo do futebol acordava assustado com as notícias que vinham da Colômbia, trágico palco da morte de 71 pessoas, vítimas da queda do avião que transportava a Chapecoense para o maior jogo de sua história, a decisão da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, em Medellín. 



Aproveitando esse momento, sugiro aqui um filme que está fácil de ser acessado e que merece ser acompanhado pelos fãs de futebol. Estou falando de Para Sempre Chape, disponível no Netflix e um dos destaques da última edição do CineFoot. Esse assunto foi tema da minha coluna no site Boas Novas, que reproduzo aqui. 


O filme, dirigido por Luís Ara, foi lançado em agosto deste ano e mostra de forma bem leve e com rico material ilustrativo toda a trajetória da Chapecoense, fundada em 1973 e campeã estadual quatro anos depois, em 1977.
Para quem não se lembra, a Chape disputou a Série A do Brasileirão em 1978 e em 1979, naquela época de competições com quase 100 clubes. Depois, voltaria à elite nacional apenas em 2014, de onde nunca mais saiu — aliás, é um dos raros clubes brasileiros que jamais foi rebaixado para a Série B.
É muito interessante ver a união da cidade de Chapecó em torno do clube, parte realmente integrante da vida dos habitantes. O documentário traz depoimentos preciosos de pessoas ligadas ao clube, como dirigentes, ex-jogadores, funcionários, jornalistas e, como não poderia deixar de ser, dos três atletas que sobreviveram ao desastre: Alan Ruschel, Jakson Follmann e Neto.
Sem exceder na dramatização, o filme emociona em momentos pontuais, quando a memória do acidente que chocou todo o mundo ganha espaço na tela. Depoimentos de familiares, por mais serenos que sejam hoje em dia, sempre mexem com quem vê documentários como esse.
A película também avança ao período de reconstrução da Chapecoense, que surpreendentemente conseguiu uma vaga na Libertadores de 2018 depois de iniciar um ano de 2017 totalmente fragmentada.
Com imagens exclusivas, cenas de bastidores difíceis de serem vistas e vários depoimentos relevantes, Para Sempre Chape merece ser visto por relatar de forma interessante a influência do futebol para uma cidade e sua sociedade e a incrível história de superação, que fez muitos terem simpatia pelo clube catarinense.
Não é fácil ser um clube pequeno no Brasil. E um que, com menos de 50 anos, se mantém na elite do futebol nacional, se recriou depois de um grave acidente e ainda tem um título internacional no currículo, tem que ser respeitado.

Comentários