Maiores artilheiros da história das Copas - Lineker

Único inglês que foi artilheiro de um Mundial, Gary Lineker fez 10 gols em 12 jogos, levou a Inglaterra à semifinal de 1990 e só foi parado pela infame Mão de Deus em 1986


Hoje é dia de apresentar mais um dos maiores artilheiros da história das Copas. E não é qualquer um. O craque que o ilustrador André Fidusi desenhou para essa série é o maior artilheiro dos inventores do futebol em Mundiais: Gary Lineker, que marcou dez gols nas Copas de 1986 e 1990. Para se ter uma ideia do feito de Lineker, ele fez esses 10 gols em apenas 12 jogos, foi artilheiro de uma Copa (1986) e ajudou a Inglaterra a fazer sua segunda melhor campanha na história, o quarto lugar de 1990.


Em 1986, Lineker se transformou no único inglês artilheiro de uma Copa (alô, Harry Kane!), com seis gols, três deles marcados no decisivo jogo da primeira fase contra a Polônia. Até então, a Inglaterra tinha perdido para Portugal por 1 a 0 e empatado em 0 a 0 com Marrocos. Em Monterrey, Lineker fez os três gols da vitória por 3 a 0 e colocou a Inglaterra na segunda fase. Nas oitavas, no estádio Azteca, outra vitória por 3 a 0, desta vez contra o Paraguai. Lineker fez dois e Beardsley completou o placar. Lineker ainda faria mais um, nas quartas, diante da Argentina, derrota de 2 a 1, com os dois famosos gols de Maradona, o infame feito com a "mão de Deus" e a incrível série de dribles que começou no meio do campo.

Em 1990, na primeira fase, Lineker fez o gol do empate em 1 a 1 na estreia contra a Irlanda, viu Platt classificar a Inglaterra nas oitavas em jogo dramático contra a Bélgica e foi decisivo nas quartas com dois gols de pênalti contra Camarões, no jogo mais emocionante daquela Copa. Na semifinal, Lineker fez o gol do empate em 1 a 1 com a Alemanha e ainda converteu o seu nas cobranças por pênaltis. A Inglaterra perdeu nos penais por 4 a 3 e terminou a Copa em quarto lugar.


Confira todos os gols de Lineker no México, em 1986



Um dos cem maiores jogadores de todos os tempos, de acordo com a Fifa, Lineker foi o terceiro melhor do mundo em 1991, o segundo da Europa em 1986 e três vezes artilheiro do Campeonato Inglês (1985, 86 e 90, um com cada clube que defendeu em seu país natal). Sua carreira começou no clube de sua cidade natal, Leicester, onde ficou de 1978 a 1985 - foi campeão da segunda divisão inglesa em 1980. 

Depois, passou por uma temporada no Everton (1985/86), ficou de 1986 a 1989 no Barcelona, voltou à Inglaterra para jogar pelo Tottenham (1989 a 1992) e pendurou as chuteiras no Japão, onde defendeu o Nagoya Grampus Eight (1992 a 1994). Fez 48 gols pela seleção inglesa e é o terceiro maior artilheiro da equipe nacional, atrás apenas de Bobby Charlton e Wayne Rooney. Nos clubes, levantou uma FA Cup pelo Tottenham, uma Community Shield pelo Everton, uma Copa do Rei pelo Barça e uma Recopa Europeia também pelo clube espanhol.



Comentários

  1. Grande Lineker. Rápido e oportunista. Bem lembrado.

    Boa, Fredão!

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário