Maiores artilheiros da história das Copas - Batistuta


Gabriel Batistuta é o único jogador a fazer dois hat-tricks em Mundiais diferentes e é o argentino com mais gols em Copas. Relembre a trajetória do craque e confira a ilustração de Fidusi


Quem acompanhou a Argentina nas últimas Copas do Mundo e percebeu a dificuldade de vários jogadores na cara do gol certamente sentiu saudade de Gabriel Batistuta, um dos mais perigosos atacantes das últimas décadas. Batigol, autor de 54 gols em 77 jogos pela seleção argentina (em números da AFA - a Fifa considera 56 tentos em 78 partidas), ganhou uma bela ilustração de André Fidusi, que deu seus traços aos jogadores que marcaram ao menos 10 gols na história dos Mundiais. Saiba mais sobre esse craque argentino e confira o desenho de Fidusi. Em breve, outros artilheiros irão passar por aqui. 



Batistuta estreou com tudo em Copas do Mundo, aos 25 anos. Em seu primeiro jogo em Mundiais, a Argentina destruiu a Grécia por 4 a 0, três gols do atacante nascido em Reconquista. O outro gol da partida, marcado por Maradona, teve participação de Batistuta, que estava na troca de passes que resultou no gol do camisa 10, que correu para as câmeras de TV em uma das comemorações mais famosas das Copas. No jogo seguinte, vitória contra a Nigéria no jogo em que Maradona acabou sendo flagrado no antidoping. Abalada, a Argentina perdeu o último jogo da primeira fase para a Bulgária e parou nas oitavas de final com a derrota de 3 a 2 para a Romênia, quando Batistuta fez seu quarto gol na Copa.

Em 1998, a Argentina estreou contra o Japão e a vitória de 1 a 0 veio com o gol de Batistuta. No jogo seguinte, goleada por 5 a 0 contra a Jamaica e o segundo hat-trick de Batigol em Mundiais, o único até hoje a fazer hat-tricks em dois Mundiais diferentes. A Argentina ainda venceria a Croácia e se classificaria como líder do grupo, encarando a Inglaterra nas oitavas. O 2 a 2 no tempo normal teve gol de Batistuta. Nos pênaltis, a Argentina se classificou e acabou eliminada pela Holanda nas quartas.

A última Copa de Batistuta foi a de 2002 e o camisa 9 fez o gol da única vitória argentina no torneio, o 1 a 0 contra a Nigéria, na estreia. Uma derrota para a Inglaterra e um empate com a Suécia acabaram com a eliminação ainda na primeira fase. Batistuta se despedia ali das Copas, com 10 gols, e desde então a Argentina ainda procura um camisa 9 que resolva.

Confira abaixo todos os 10 gols de Batistuta em Copas do Mundo


Pela seleção, Batistuta venceu duas vezes a Copa América (1991 e 1993) e ganhou a Copa das Confederações (1992) - é o segundo maior artilheiro de todos os tempos, atrás apenas de Messi, mas com média (0,7 por jogo) melhor do que o atual camisa 10 do Barcelona. Foi campeão italiano pela Roma (2000/01) e levantou títulos por River e Boca, mas foi na Fiorentina que teve sua melhor fase. Defendeu a Viola de 1991 a 2000, ficou no clube mesmo na temporada em que jogou a segunda divisão e deixou Florença com uma Copa da Itália e uma Série B, mas também com a idolatria absoluta. Batistuta fez 207 gols em 333 jogos pelo clube.

Comentários