Real Madrid x Juventus - pouca tradição em campo?


Real Madrid e Juventus vão fazer um verdadeiro duelo de gigantes neste sábado, dia 3, em Cardiff, no País de Gales. Às 15h45 (horário de Brasília), os dois clubes decidem a Champions League e reeditam a final de 1998, quando os espanhóis derrotaram os italianos. Além desse duelo de 19 anos atrás, os dois se encontraram em outros seis confrontos eliminatórios, além de fazerem parte do mesmo grupo duas vezes. Neste post, relembro os encontros entre os dois, mostro a campanha nesta temporada e os duelos da Juve contra espanhóis e do Real contra italianos.

Real 1 x 0 Juventus (Amsterdã, 1998)
Um gol do iugoslavo Mijatovic no segundo tempo deu o título ao Real depois de 32 anos na única final disputada entre o clube de Madri e a Juventus. A equipe espanhola, treinada pelo alemão Jupp Heynckes, já tinha naquela época uma legião estrangeira e jogou com Illgner; Panucci, Sanchís, Hierro e Roberto Carlos; Redondo, Karembeu, Seedorf e Mijatovic (Suker); Raúl (Amavisca) e Morientes (Jaime). A Juve, de Marcello Lippi, perdeu com Peruzzi; Torricelli, Iuliano e Montero; Di Livio (Tacchinardi), Deschamps (Conte), Davids e Pessotto (Fonseca); Zidane; Inzaghi e Del Piero. O Conte que entrou em campo é Antonio Conte, atual técnico do Chelsea. Veja abaixo os lances daquela decisão.


Vantagem da Juve em mata-mata
Apesar de o Real ter vencido o duelo mais importante entre os dois, a Juventus leva vantagem no número de confrontos eliminatórios vencidos. São quatro triunfos contra três do Real. A Juve eliminou o Real nas quartas de final de 1996, ano em que foi campeã pela última vez, e tirou a equipe espanhola na semifinal em 2003, nas oitavas em 2005 e novamente na semifinal em 2015 (vídeo abaixo). O Real Madrid, por sua vez, além do título de 1998, eliminou a Velha Senhora nas quartas em 1962, após três jogos, e nas oitavas em 1987. Juve e Real se encontraram também na fase de grupos em 2009, com duas vitórias italianas, e em 2014, com um empate e uma vitória do Real.


Italianos x Espanhóis
Além dos duelos entre eles, Real Madrid e Juventus já encontraram diversas vezes, respectivamente, italianos e espanhóis em suas trajetórias europeias. O Real foi campeão contra a Fiorentina, em 1957, e contra o Milan, em 1958. Em 1964, perdeu a decisão para a Internazionale. Fez outros duelos históricos contra italianos, como as semifinais de 1956, 1989 (contra o Milan), 1966 e 1981 (Inter), entre outros. Na antiga Recopa, o Real eliminou a Internazionale três vezes, sendo duas em semifinais, e perdeu uma semi para o Torino, em 1992. Abaixo, o vídeo de Milan x Real Madrid de 1989, vencido pelo Milan por 5 a 0.



A Juventus já conquistou uma competição europeia contra um time espanhol. Em 1977, foi campeão da Copa da Uefa em cima do Athletic Bilbao. Em 2015, na última decisão de Champions que participou, foi derrotado pelo Barcelona. Nesta temporada, a Juve deu o troco e tirou o Barça nas quartas, assim como foi em 2003. O Barça já tinha levado vantagem, porém, nas quartas em 1986. 


As campanhas 
Real e Juventus fizeram uma campanha avassaladora para chegar à final. O desempenho da Juve é melhor, pois chega invicta à decisão e tendo sofrido apenas três gols em 12 jogos. São nove vitórias e três empates. O time italiano fez 21 gols e o ponto alto foi a eliminação do Barcelona nas quartas.

O Real Madrid perdeu o último jogo, para o Atlético de Madrid, mas tem oito vitórias e três empates em sua trajetória. Tem um ataque mais poderoso do que o da Juventus, com 32 gols marcados, mas a defesa levou 17 em 12 jogos. O ponto alto foi a eliminação do Bayern, com duas vitórias em dois jogos. 

Comentários