Real x Atlético: a lógica ou a zebra no clássico de Madri?


A Juventus já está na final da Champions League e espera a decisão espanhola hoje entre Real Madrid e Atlético de Madrid para saber quem será seu adversário na decisão em Cardiff, no País de Gales, no dia 3 de junho. A vantagem do Real é imensa (fez 3 a 0 no jogo de ida) e o Atlético terá que quebrar um tabu para conseguir a vaga na final. O jogo de hoje, às 15h45 (horário de Brasília), é a última partida por competições europeias do Atleti em seu estádio, o Vicente Calderón. Será que tem virada histórica e uma despedida inesquecível? Acho pouquíssimo provável. Mas vamos aos números e tabus.


Real Madrid em vantagem contra espanhóis
Este é o principal tabu que o Atlético vai ter que superar. O Real tem um número favorável de eliminações em jogos de mata-mata na Champions League contra adversários do seu país. São oito classificações contra apenas duas eliminações - ambas para o Barcelona (1961 e 2011). O Sevilla foi eliminado em 1958, o Valencia perdeu a decisão para o Real em 2000 e o próprio Barcelona foi eliminado em 1960 e em 2002.

Para piorar a situação do Atlético, o retrospecto contra Real não é dos melhores. As outras quatro classificações/ conquistas do Real foram exatamente sobre o rival da mesma cidade. A primeira delas ainda em 1959, também na semifinal. As outras três foram em sequência, exatamente nos três últimos anos. Em 2014 e em 2016 (vídeo abaixo), o Real foi campeão em cima do Atlético em decisões dramáticas, uma na prorrogação e outra nos pênaltis. Em 2015, a classificação dos Merengues foi nas quartas de final.





Atlético se dá bem contra o Barcelona
O Atlético tem um retrospecto ruim diante do Real, mas, curiosamente, em dois confrontos contra o Barcelona na Champions League, tem aproveitamento de 100%. Em 2014 e em 2106 (vídeo abaixo), o Barça cruzou o caminho do Atlético nas quartas de final. E, nas duas ocasiões, o Atleti eliminou a equipe de Messi. Seu azar foi que encontrou na final exatamente seu maior rival, contra quem tem um desempenho ruim na competição.



O Atlético também tem uma boa marca contra rivais do mesmo país em outras competições europeias. Em 1999, eliminou a Real Sociedad na Copa da Uefa. Em 2010, o eliminado ma Liga Europa foi o Valencia. E, em 2012, para conquistar a mesma Liga Europa, eliminou o Valencia na semifinal e foi campeão em cima do Athletic Bilbao.

Em meu canal no YouTube (YouTube.com/FredericoJota) mostrei na última semana camisas de Real e Atlético de Madrid e falei também sobre os números de Cristiano Ronaldo (isso antes dele marcar os três gols da vitória contra o Atlético). Veja e se inscreva no canal:


Comentários