Manchester United x Ajax - uma decisão histórica para os Red Devils


Dois gigantes europeus estarão frente a frente em uma inédita final continental nesta quarta, dia 24. Manchester United e Ajax vão decidir a Liga Europa, às 15h45 (horário de Brasília), na Friends Arena, em Estocolmo, na Suécia. É o retorno do United a uma final europeia depois de 6 anos (perdeu a Champions para o Barcelona em 2011) e do Ajax depois de 21 (foi derrotado em 1996 pela Juventus na final da Champions). O campeão garante vaga direta na Champions League 2017/18 e o título significa também uma marca histórica para o clube inglês. Veja abaixo qual é e confira também todos os detalhes da decisão.




A taça que falta ao Manchester United
O Manchester United foi o primeiro inglês a vencer a então Copa dos Campeões (atual Champions League), em 1968, taça que voltou a levantar em 1999 e em 2008. Em 1991, conquistou a Recopa (veja vídeo abaixo), competição extinta em 1999 que reunia os campeões de copas nacionais. Das três principais competições europeias, só falta uma para os Red Devils: a Liga Europa, sucessora da Copa da Uefa, torneio no qual o United nunca teve sucesso.




Ajax vencedor de tudo
Se o Manchester United luta para completar uma invejável série de troféus continentais, o Ajax pertence a um seleto grupo que conquistou todas as taças europeias possíveis. Foi campeão da Copa dos Campeões/ Champions League em 1971, 1972, 1973 e 1995 (veja abaixo o vídeo). Em 1987, conquistou a Recopa e, em 1992, levantou a Copa da Uefa.



Clube restrito 
Além do Ajax, apenas outros quatro times conquistaram todas as competições europeias: Juventus, Bayern de Munique, Chelsea e Barcelona. No caso do Barça, considerando os títulos da Taça das Feiras, competição antecessora da Copa da Uefa. Para saber mais detalhes de todos os multicampeões, clique aqui e confira o post do blog de 2013, publicado quando o Chelsea levantou a Liga Europa e entrou neste seleto grupo.

United contra holandeses
O Manchester United já fez 16 jogos contra equipes holandesas em competições europeias. Destes, quatro foram contra o Ajax. Os ingleses se deram bem em duas etapas classificatórias. Em 1977, eliminou o Ajax da Copa da Uefa com uma vitória por 2 a 0 e uma derrota por 1 a 0. Na Liga Europa de 2012, outro triunfo do United por 2 a 0 e uma vitória do Ajax por 2 a 1 deram a classificação para os ingleses. O United também já enfrentou o PSV (6 vezes), o Feyenoord (4) e o Willem II (2). No total, são oito vitórias, três empates e 5 derrotas.

Ajax contra ingleses
Além dos quatro jogos contra o United, o Ajax enfrentou ingleses em 19 ocasiões em competições europeias. Destaque para a classificação contra o Liverpool nas oitavas da Copa dos Campeões de 1967, com uma goleada de 5 a 1 em Amsterdã e a eliminação do Arsenal nas quartas do mesmo torneio em 1972. O Nottingham Forest, por sua vez, eliminou o Ajax na semifinal em 1980. O Ajax enfrentou também Aston Villa, Manchester City, Stoke City e Tottenham. No total, 23 jogos, oito vitórias, sete empates e oito derrotas.

Em meu canal no YouTube (www.youtube.com/FredericoJota) tem um vídeo especial com as camisas das decisões europeias do Manchester United (confira abaixo). Visite o canal e se inscreva. Siga também no Twitter @FredericoJota


Comentários