Juventus contra franceses em competições europeias: soberana


A Juventus está com um pé na final da Champions League. Isso todo mundo sabe. Já era favorita antes mesmo do jogo de ida na minha opinião e, após fazer 2 a 0 no Monaco fora de casa, se aproximou demais da decisão em Cardiff, no País de Gales, no dia 3 de junho. Além de ter uma baita equipe, com uma defesa estruturada e atacantes de primeiro nível, a Juve tem a seu favor um retrospecto incrível: jamais foi eliminada por representantes da França em mata-mata em competições europeias. E não foram poucos confrontos. Vamos ver os detalhes neste post. E será que o Monaco quebra essa marca?

Juventus soberana na Champions League 
Sempre que eliminou franceses em eliminatórias da Champions, a Juve foi finalista. Foram quatro equipes em jogos de mata-mata. E uma dessas equipes é exatamente o Monaco. Na semifinal de 1997/98, a Juve fez 4 a 1 em casa e perdeu por 3 a 2 em Monaco, garantindo sua vaga na semifinal. Detalhe deste confronto é que vários jogadores que estavam em campo foram campeões do mundo no mesmo ano pela França: Barthez, Henry e Trezeguet (Monaco), Zidane e Deschamps (Juventus). Veja abaixo o vídeo do show de Del Piero no jogo de ida em Turim. Na final, a Juventus foi derrotada pelo Real Madrid,



Em 2014/15, o Monaco apareceu no caminho da Juve nas quartas e novamente foi eliminado (1 a 0 e 0 a 0). Coincidentemente, assim como em 1998, o adversário da fase seguinte foi o Real Madrid. A Juventus eliminou os merengues na semifinal e foi derrotada na decisão pelo Barcelona. Neste ano, novamente tem a chance de encontrar o Real Madrid na fase seguinte após eliminar o Monaco.

O primeiro encontro na então Copa dos Campeões foi em 1972/73, quando a Juventus eliminou o Olympique de Marseille logo na primeira fase - naquela época a competição era toda em mata-mata. Na final, a equipe italiana foi derrotada pelo Ajax. Em 1984/85, na semifinal, o Bordeaux não resistiu ao time de Platini e Boniek, que acabaria sendo campeão contra o Liverpool no trágico encontro no estádio de Heysel, na Bélgica. O segundo título da Juventus também chegou depois de uma eliminação francesa na semifinal. Em 1995/96, quem perdeu para a Velha Senhora foi o Nantes. O título veio contra o Ajax,

PSG recordista de eliminações
Se o Monaco foi eliminado duas vezes, o Paris Saint-Germain tem um retrospecto ainda pior diante da Juventus. A equipe da capital francesa caiu quatro vezes diante da Juve, em três competições diferentes. Em 1983/84, a Juve se deu melhor na Recopa, antiga competição que reunia os campeões de copas nacionais. Em 1989/90 e em 1992/93, o PSG voltou a ser eliminado, desta vez na Copa da Uefa. Para completar a incrível série, a Juventus conquistou a Supercopa Europeia de 1996 em cima do.... PSG! Detalhe: o jogo de ida foi 6 a 1 para a Juventus, em Paris. Veja o vídeo abaixo:



Lyon e Stade Français na lista
No total, a Juventus teve 11 confrontos de mata-mata contra equipes francesas e se classificou (ou conquistou títulos, como na Supercopa de 1996) nos 11, uma marca invejável. Além dos clubes já citados acima, outros dois também caíram diante da Juve. Na antiga Taça das Feiras, uma precursora da Copa da Uefa/ Liga Europa, quem foi eliminado em 1965 foi o Stade Français, hoje uma equipe amadora. Mais conhecido, o Lyon entrou na lista também pela eliminação na Liga Europa de 2013/14. Um currículo invejável da Juventus contra os franceses. Marca que, na minha opinião, não será quebrada hoje à tarde.

Em meu canal no YouTube falei sobre o confronto e mostrei camisas dos dois clubes que tenho em minha coleção. Vejam:




Comentários