Atlético x Cruzeiro no novo Mineirão - os artilheiros, as curiosidades e os números do clássico


3 de fevereiro de 2013. Foi nesse dia, há praticamente quatro anos, que Atlético e Cruzeiro jogaram no Mineirão com a torcida dividida, fato que vai se repetir hoje à noite, pela Primeira Liga. Na ocasião, o jogo marcou a reabertura do estádio após as reformas para a Copa do Mundo. A partida, válida pelo Campeonato Mineiro, terminou com a vitória cruzeirense por 2 a 1 e 52.989 pessoas pagaram ingresso para ver o clássico. 

Desde então, nove jogos entre os rivais foram realizados no maior estádio de Minas Gerais, sempre com mando do Cruzeiro e com 10% dos ingressos destinados aos atleticanos - no estádio Independência, no mesmo período, foram disputadas outras dez partidas (algumas delas apenas com torcedores do Galo). O público de fevereiro de 2013 jamais foi superado em nenhum clássico, inclusive. Confira abaixo as curiosidades que envolveram o clássico mineiro nesse período.


  • Do clássico disputado em 3 de fevereiro de 2013, apenas Fábio e Alisson ainda fazem parte do elenco cruzeirense, enquanto Victor, Marcos Rocha e Leonardo Silva continuam no Atlético. O Cruzeiro, treinado por Marcelo Oliveira, jogou com Fábio; Ceará, Paulão, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton, Everton (Alisson) e Éverton Ribeiro (Tinga); Ricardo Goulart (Dagoberto) e Anselmo Ramon. O Atlético, de Cuca, entrou em campo com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre (Gilberto Silva), Leandro Donizete (Serginho), Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Araújo (Alecsandro) e Jô. Os gols foram de Marcos Rocha (contra) e Dagoberto para o Cruzeiro e Araújo para o Galo.
Confira os melhores momentos do último clássico entre Atlético e Cruzeiro com as duas torcidas dividindo o Mineirão:

  • Foram dez clássicos no novo Mineirão, com três vitórias para cada lado e quatro empates. O Atlético marcou 12 gols e o Cruzeiro, 14.
  • O Cruzeiro venceu as três primeiras partidas, todas em 2013: 2 x 1 pela primeira fase do Campeonato Mineiro, 2 a 1 na decisão do estadual e 4 x 1, pelo Brasileirão. Desde então, não conseguiu mais vencer o Galo no Mineirão. Entre 2014 e 2016, foram três vitórias atleticanas e quatro empates.
  • Três jogos foram decisivos e valeram taça. Em 2013, mesmo com a derrota por 2 a 1, o Galo foi campeão mineiro. Em 2014, o 0 a 0 deu o título estadual ao Cruzeiro e, ainda em 2014, o Atlético conquistou a Copa do Brasil ao vencer o rival por 1 a 0.
  • O jogo com o menor público em clássicos no novo Mineirão foi o empate em 1 a 1 pela primeira fase do Mineiro de 2015: 34.412
  • Três jogadores dividem a artilharia do clássico no novo Mineirão: Dagoberto e Ricardo Goulart, do Cruzeiro, e Carlos, do Atlético. Todos marcaram 3 gols. Diego Tardelli e Lucas Pratto, do Galo, fizeram 2. Éverton Ribeiro, Nílton, Alisson, Leandro Damião, Robinho, Arrascaeta e William (Cruzeiro) marcaram um gol cada, mesma quantidade de Araújo, Ronaldinho Gaúcho, Alecsandro, Rafael Carioca e Clayton (Atlético). Marcos Rocha, do Galo, marcou contra exatamente no primeiro clássico do novo estádio. 
  • No Independência, desde fevereiro de 2013, foram realizados dez jogos. São quatro vitórias atleticanas, três triunfos cruzeirenses e três empates. O Galo marcou 12 gols e o Cruzeiro, 9.

Comentários