Cruzeiro e São Paulo fazem 9º duelo decisivo na história. Confira o histórico dos combates.


Cruzeiro e São Paulo disputam pela nona vez na história uma vaga em uma fase decisiva de competições nacionais e internacionais. Amanhã, um dos dois vai se classificar para as quartas de final da Libertadores. Historicamente, o duelo é equilibrado, mas com vantagem para o Cruzeiro, que eliminou o rival em quatro ocasiões. O São Paulo tirou o time mineiro em três e, no Brasileiro de 1973, quando se enfrentaram no quadrangular final, nenhum dos dois se deu bem e o título ficou com o Palmeiras. Em decisões, uma vitória para cada lado - o Cruzeiro conquistou a Copa do Brasil de 2000 em cima do rival, enquanto o Tricolor faturou a Recopa de 1993 em cima da Raposa. O fator casa não interfere muito neste duelo, já que ambos conseguiram classificações jogando fora de casa. Confira abaixo o histórico dos combates entre os dois em fases decisivas.


  • Campeonato Brasileiro de 1971 - Cruzeiro e São Paulo caíram no mesmo grupo da segunda fase, com América-RJ e Corinthians. Todos jogavam contra todos e apenas o primeiro se garantia no triangular final. O São Paulo fez 2 a 0 no Mineirão e houve um empate em 1 a 1 no Morumbi. O São Paulo foi para o triangular final e terminou com o vice-campeonato.
  • Campeonato Brasileiro de 1973 - Cruzeiro e São Paulo chegaram ao quadrangular final do Brasileirão, composto também por Palmeiras e Internacional. Na ocasião, apenas jogos de ida e o campeão seria quem somasse mais pontos. No Mineirão, 1 a 0 para o Cruzeiro contra o São Paulo, que terminou com o vice-campeonato. O Palmeiras foi campeão. 
  • Copa do Brasil de 1993 - Nas quartas de final, o Cruzeiro fez 2 a 1 no São Paulo no Morumbi, no jogo de ida. Na volta, o 2 a 2 no Mineirão garantiu a Raposa na semifinal. O time mineiro chegaria à conquista do título na decisão contra o Grêmio. Confira abaixo os gols do jogo do Mineirão.


  • Recopa de 1993 - Cruzeiro, campeão da Supercopa de 1992, e São Paulo, campeão da Libertadores, decidiram a Recopa Sul-Americana em duas partidas. No primeiro jogo, no Morumbi, 0 a 0, resultado que se repetiu no Mineirão, na partida de volta. Nos pênaltis, 4 a 2 para o São Paulo e título para a equipe paulista.
  • Supercopa de 1995 - Os dois clubes se encontraram nas quartas de final e, desta vez, o Cruzeiro deu o troco ao conseguir a classificação para as semifinais nos pênaltis. Na ida, 1 a 0 para o São Paulo, no Mineirão, gol de Palhinha. Na volta, 1 a 0 para o Cruzeiro, gol de Dinei, no Pacaembu. Nos pênaltis, 4 a 1 para o Cruzeiro, que acabaria eliminado pelo Flamengo nas semifinais.
  • Copa do Brasil de 2000 - A decisão mais emocionante entre os dois rivais. No jogo de ida, 0 a 0 no Morumbi. Na volta, no Mineirão, o São Paulo abriu o placar com Marcelinho Paraíba, aos 21 minutos do segundo tempo. Fábio Júnior empatou aos 35, mas o 1 a 1 dava o título ao São Paulo, pelo gol marcado fora de casa. Mas a falta cobrada por Giovanni aos 45 minutos parou nas redes de Rogério Ceni. Cruzeiro campeão. Confira os gols do jogo abaixo:


  • Copa Libertadores de 2009 - Nas quartas de final, o Cruzeiro eliminou o São Paulo, então campeão brasileiro, com duas vitórias. Na ida, 2 a 1 no Mineirão, resultado que dava a vantagem ao time mineiro, que fez 2 a 0 no Morumbi, gols de Henrique e Kléber e garantiu a vaga na semifinal. O Cruzeiro chegou à final do torneio, quando foi derrotado pelo Estudiantes. Confira os gols do jogo do Morumbi abaixo:

  • Copa Libertadores de 2010 - O último encontro decisivo entre os dois aconteceu nas oitavas de final da competição sul-americana. E desta vez foi o São Paulo quem venceu os dois jogos, ambos por 2 a 0. O jogo de ida foi no Mineirão. Na fase seguinte, o São Paulo foi eliminado pelo Internacional, que acabaria campeão naquele ano. Veja abaixo os gols da vitória do São Paulo no jogo da volta.

Comentários