Ronaldo, o maior artilheiro da história das Copas


A série sobre os maiores artilheiros da história das Copas chega hoje ao seu capítulo final. E não podia ser de outra forma, retratando o maior matador de todos os tempos em Mundiais, o brasileiro Ronaldo, o Fenômeno, que marcou 15 gols em três Copas, sendo artilheiro e responsável direto pelo título de 2002, e que escreveu, exatamente na competição, uma das maiores histórias de recuperação e volta por cima de todos os tempos no futebol. Ele é o personagem deste post, que tem texto meu e ilustração de André Fidusi.


A história de Ronaldo nas Copas do Mundo começou de maneira tímida, em 1994, quando o então atacante do Cruzeiro, ainda com 17 anos, foi campeão sem jogar nenhum minuto sequer. Destaque do Cruzeiro no Brasileiro de 1993 e no Mineiro de 1994, iniciaria logo depois da Copa dos Estados Unidos uma trajetória de sucesso na Europa, começando pelo PSV, da Holanda. A trajetória de gols em Mundiais, porém, começaria quatro anos depois, em 1998, na França, quando já chegou ao Mundial consagrado, como melhor do mundo, e voando pelo Barcelona.

Ronaldo fez uma primeira fase discreta em 1998, na França. Marcou seu primeiro gol no segundo jogo do Brasil, os 3 a 0 contra o Marrocos. Começou a se destacar nas oitavas, quando fez dois nos 4 a 1 contra o Chile. Passou em branco nas quartas, contra a Dinamarca, mas foi fundamental no empate em 1 a 1 contra a Holanda, quando fez o gol brasileiro no tempo normal e converteu o primeiro pênalti na disputa que colocou o Brasil na final. A decisão contra a França, porém, ficaria marcada para sempre como o dia em que Ronaldo teve uma convulsão e entrou longe de sua condição em campo. Abalado e inferior tecnicamente e taticamente à França, o Brasil perdeu por 3 a 0. Ainda assim, em eleição feita antes da final, terminou como o melhor da competição, de acordo com a Fifa.

Em 2002, Ronaldo deu a volta por cima no Japão e na Coreia do Sul. Praticamente desacreditado depois de uma séria contusão no joelho em 2000, quando jogava pela Internazionale, Ronaldo se recuperou a tempo de atuar na Copa do Mundo. E foi protagonista. Na primeira fase, fez o primeiro brasileiro na estreia contra a Turquia, na vitória por 2 a 1, deixou outro nas redes da China nos 4 a 0 e fez mais dois no 5 a 2 contra a Costa Rica. Contra a Bélgica, fez o segundo gol nos 2 a 0, dando tranquilidade em um jogo complicado. Nas quartas, o único jogo em que não marcou, nos 2 a 1 contra a Inglaterra. A partir daí, ele resolveu. Fez, de bico, o gol da vitória de 1 a 0 contra a Turquia na semifinal. E os dois dos 2 a 0 contra a Alemanha na decisão. Campeão, artilheiro com 8 gols (a maior marca desde 1974), renascido e eternizado na história do futebol.

Já começando a entrar em fase decadente da carreira, mas ainda com muita técnica, Ronaldo era uma das estrelas do milionário time brasileiro de 2006, na Alemanha. Muito nome e pouca bola, a seleção parou nas quartas de final, diante da França. Muitos bateram recordes pessoais na Copa e a marca mais importante, sem dúvida, foi a de Ronaldo, que fez três gols na Copa, superando Gerd Muller e chegando aos 15. Dois deles foram no último jogo da primeira fase, os tranquilos 4 a 1 contra o Japão. Aos 5 minutos do primeiro tempo das oitavas de final contra Gana, Ronaldo abriu o placar da vitória por 3 a 0 e, mais uma vez, acrescentaria uma marca à sua extensa série de prêmios: 15 gols em Copas. O maior artilheiro delas. O recorde corre risco neste ano, com Klose em campo e seus 14 tentos. Mas nada tira o nome de Ronaldo da história. 

Confira todos os gols de Ronaldo em Copas no vídeo abaixo:

Revelado pelo São Cristóvão, Ronaldo começou a carreira profissional no Cruzeiro. Estourou para o mundo no Barcelona, depois de uma passagem brilhante pelo PSV, da Holanda. Encantou a Itália na Internazionale, onde ganhou o apelido de Fenômeno. Voltou para a Espanha e engordou sua lista de títulos jogando pelo Real Madrid. De volta à Itália, foi discreto no Milan. Encerrou a carreira no Corinthians, fora de forma, mas ainda capaz de comandar o time na conquista da Copa do Brasil de 2009. Além das duas Copas do Mundo, tem na lista de principais conquistas dois Campeonatos Espanhóis, um Mundial de Clubes, uma Recopa Europeia, duas Copas América e uma Copa das Confederações.

Confira os outros artilheiros retratados na série:

Comentários