Fontaine, o maior artilheiro de uma só Copa



A série sobre os maiores artilheiros da história da Copa do Mundo chega a um capítulo muito especial. É o momento de apresentar aquele fez mais gols em uma única edição, um recorde de 56 anos e que vai ser bem difícil de ser batido - mesmo com os atuais matadores tendo a oportunidade de jogar mais partidas em um único Mundial. Estou falando de Just Fontaine, artilheiro da Copa de 1958 e dono de uma média espetacular de gols pela Seleção Francesa. Nesta série, meus textos são ilustrados por André Fidusi.




Fontaine é um caso raro nesta lista, pois jogou apenas uma Copa do Mundo, a da Suécia, em 1958. A França terminou em terceiro lugar, fez seis jogos e o atacante, que marcou em todas as partidas, fez 13 gols, média superior a dois por partida. Na estreia, Fontaine já deu um belo cartão de visitas: fez três nos 7 a 3 sobre o Paraguai. No segundo jogo, tropeço francês e vitória iugoslava por 3 a 2, com Fontaine fazendo os dois gols franceses. Na partida que garantiu a classificação francesa, vitória por 2 a 1, com mais um gol de Fontaine, que fechou a primeira fase com seis gols em três jogos.

Nas quartas de final, a França passou com tranquilidade pela Irlanda do Norte, goleada por 4 a 0. Fontaine fez mais dois e manteve a incrível média, com oito gols em quatro jogos. O sonho francês parou no Brasil, que goleou o time Fontaine por 5 a 2 na semifinal. O artilheiro, porém, deixou sua marca ainda no primeiro tempo, quando igualou o placar em 1 a 1. O show final de Fontaine foi reservado para a disputa pelo terceiro lugar, quando fez quatro gols nos 6 a 3 contra a Alemanha, aumentando sua média e entrando direto no rol dos grandes nomes da história do futebol.

 Confira no vídeo abaixo todos os 13 gols de Fontaine na Copa de 1958


Nascido em Marrakech, no Marrocos, em 1933, na época ainda colônia francesa, Fontaine começou a carreira no USM Casablanca, em sua terra natal, jogou quatro anos no Nice, onde conquistou um campeonato nacional e uma Copa da França, e chegou ao auge no Stade Reims, onde fez 122 gols em 131 jogos. Era o seu time quando disputou a Copa do Mundo. E também o time pelo qual conquistou três Campeonatos Franceses e uma Copa da França. Além disso, o clube foi duas vezes vice-campeão da Copa dos Campeões da Europa, em 1956 e em 1959, em derrotas para o Real Madrid.Fontaine encerrou sua carreira com apenas 28 anos, prejudicado por várias contusões. Com 30 gols em 21 jogos pela Seleção Francesa, é o quinto maior artilheiro da história dos Bleus, com uma média incrível de 1,42 gol por partida.

Confira os outros artilheiros retratados nesta série


Comentários