Por que não uma Supercopa Brasileira?


Como fã do futebol inglês, estava doido para que a temporada 2013/2014 entrasse em cena de uma vez. Apesar de os jogos das divisões inferiores terem começado no final de semana anterior, oficialmente o pontapé inicial foi na partida entre Manchester United x Wigan, no último domingo, em Wembley, jogo válido pela Community Shield, a Supercopa Inglesa, disputada pelos campeões inglês e da FA Cup.

O jogo, vencido pelos Red Devils por 2 a 0, foi cercado por pompa, com as equipes entrando em campo solenemente, com direito a exibição do hino nacional e a exposição das taças conquistadas pelas clubes na temporada que encerrou. Claro que existem souvenirs específicos para a partida, como a camisa com um patrocinador diferente, programa daquele jogo, etc. Enfim, uma abertura atraente, com taça em jogo e que marca a transição entre as temporadas. Aliás, a disputa acontece desde 1908.

Observando tudo o que envolve a partida, mais uma vez lembrei da incompetência dos dirigentes brasileiros em promover seu principal produto, o Campeonato Brasileiro, e de valorizar sua segunda (e mais democrática) competição, a Copa do Brasil. Tudo recai sobre o péssimo calendário, que valoriza os enfadonhos campeonatos estaduais e os arrasta por praticamente seis meses. 

Imagine uma abertura de temporada nacional com uma Supercopa Brasileira, em jogo único, em campo neutro, talvez, entre os campeões brasileiro e da Copa do Brasil? Valendo taça, com exibições dos dois troféus conquistados pelos clubes em 2012. Uma semaninha antes do Brasileirão, que hoje começa quase despercebido, sem qualquer destaque, logo depois das finais dos estaduais. Valorizaria demais. Pergunte para a maioria dos torcedores (especialmente os dos envolvidos, claro) se preferem ver seu time jogando essa partida única ou um dos 19 jogos da fase inicial do Paulistão, por exemplo. Ou até mesmo o fã de futebol que não é torcedor dos envolvidos, preferia ver Fluminense x Palmeiras, por exemplo, os últimos campeões das competições, ou Olaria x Flu ou Barueri x Palmeiras? 

Para não ser radical, não acho que os estaduais devem acabar. Os grandes é que devem ter participação reduzida neles, de um ou dois meses no máximo, como pré-temporada. Os demais podem (e devem) continuar jogando durante toda a temporada, não apenas naquele período. Os estaduais mais longos para os pequenos os colocam em atividade constante e podem servir como classificatório para a Copa do Brasil ou divisões inferiores do Brasileirão. O que não dá é para ocupar o espaço que ocupam hoje, prejudicando as principais competições nacionais.

A Supercopa Brasileira, aliás, chegou a existir e teve duas edições, uma em 1990, quando, após duas partidas (2 a 0 e 0 a 0), o Grêmio, vencedor da Copa do Brasil de 1989, derrubou o Vasco, campeão brasileiro do mesmo ano. Em 1991, em jogo único, o Corinthians, campeão brasileiro de 1990, fez 1 a 0 no Flamengo, vencedor da Copa do Brasil. E parou por aí. Uma ideia boa que foi esquecida pelo tempo. Tá na hora de ressurgir, melhor elaborada.

Em tempo: Na Inglaterra, o maior vencedor da Supercopa é o Manchester United, com 20 títulos. Liverpool (15), Arsenal (12), Everton (9) e Tottenham (7) estão na sequência. Também levantaram o troféu Chelsea (4), Manchester City (4), Wolverhampton (4), Leeds (2), Bunrley (2), West Bromwich (2) e, com uma conquista, os seguintes clubes: Blackburn, Bolton, Brighton & Hove, Cardiff, Derby County,  Huddersfield, Leicester, Newcastle, Nottingham Forest, Sheffield Wedenesday, Sunderland, Aston Villa, Portsmouth e West Ham.

Comentários

  1. Sempre pensei nisso, em como seria bom termos uma supercopa para valorizar ainda mais as competições e trazer uma arrecadação extra pra que conquista titulos no país, infelizmente eu você e boa parte das pessoas que vão ler este post não vão ver isto acontecer no futebol brasileiro engessado e arcaico, quem sabe daqui a uns 30 ou 40 anos os nossos dirigentes possam aprender a gerir o futebol e a até mesmo aumentar a sua lucratividade e competitividade.

    ResponderExcluir
  2. Poderia ser em jogo único e o estádio poderia ser no novo estádio de Basília.

    ResponderExcluir

Postar um comentário