Copa Sul-Americana, confusão do calendário e os critérios para inclusão dos brasileiros


A Copa Sul-Americana era para ser disputada, basicamente, por aqueles clubes que terminaram o Campeonato Brasileiro do ano anterior logo após daqueles classificados para a Copa Libertadores, certo? Errado. Com os eternos problemas de calendário vividos pelo futebol brasileiro, com o inexplicável espaço dado para os estaduais e a extensão da Copa do Brasil, uma decisão maluca permite que os representantes brasileiros não só não são aqueles que terminaram entre o 5º e o 12º lugares no Brasileirão como, acreditem, um clube rebaixado à Série B no ano passado também dispute a competição continental, assim como dois times que subiram da B para A nesta temporada.

Os oito representantes brasileiros, além do São Paulo, atual campeão da Sul-Americana, foram definidos depois das eliminações deles na Copa do Brasil. É meio difícil de compreender essa coisa bizarra, mas o clube que chegasse às oitavas de final da Copa do Brasil automaticamente não participaria da Sul-Americana e, desta forma, vagas foram sendo abertas de acordo com a classificação no Brasileirão.

Dos oito que originalmente estariam na competição, Vasco, Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional e Flamengo estão na Copa do Brasil. O caso do Vasco é incrível. Foi o quinto colocado no Brasileirão e herdou uma vaga que o São Paulo, que jogou a Libertadores, teria por direito nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor terá que defender seu título continental, mas, por datas, não poderá jogar a competição nacional. Logo, o Vasco entrou direito nas oitavas, assim como todos os clubes que disputaram a Libertadores.

Logo, apenas Náutico e Coritiba são os representantes "originais" que vão realmente jogar a Sul-Americana. Para a vaga da turma que entrou na Copa do Brasil, ficaram Portuguesa, Bahia, Ponte Preta, Criciúma, Vitória e Sport. Sim, o Sport foi rebaixado em 2012 e Criciúma e Vitória subiram. E vão jogar a Sul-Americana. Um desprestígio com a segunda mais importante competição continental, que também dá vaga na Libertadores do ano que vem. O raciocínio é lógico: ficou teoricamente mais fácil chegar à Libertadores pela Sul-Americana. 

Os jogos entre os brasileiros, que começam hoje, são os seguintes: Sport x Náutico, Portuguesa x Bahia, Vitória x Coritiba e Criciúma x Ponte Preta. O São Paulo estreia nas oitavas. Os argentinos San Lorenzo, River Plate, Belgrano, Vélez, Lanús e Racing também estão na disputa. Destes seis, três se classificam para a próxima fase. 

As oitavas, portanto, serão formadas por quatro brasileiros, além do São Paulo, três argentinos e oito classificados dos jogos eliminatórios entre os demais países. Na fase seguinte, o São Paulo pega o vencedor de Universidad Católica (CHI) e Emelec (EQU), Portuguesa ou Bahia enfrentam Guaraní (PAR) ou Atlético Nacional (COL), Sport ou Náutico pegam Libertad (PAR) ou Mineros (VEN), Vitória ou Coritiba encaram Itagui (COL) ou River Plate (URU), enquanto Criciúma ou Ponte Preta pegam Deportivo Pasto (COL) ou Colo-Colo (CHI).


Comentários

  1. infelizmente este é o tipo de coisa que ainda acontece muito por aqui, sem contar com as confusões durante os jogos. Espero que não seja nada parecido na Copa pois depende bastante da Fifa mas sempre ficamos com um pé atrás não é? O negócio é torcer pra que tudo dê certo

    ResponderExcluir

Postar um comentário