Confira dicas de mobilidade, acesso ao Mineirão e troca de ingressos em BH durante a Copa das Confederações



             Amanhã, segunda, dia 17, Belo Horizonte vai receber o primeiro dos três jogos que vão acontecer no Mineirão pela Copa das Confederações, a partida entre Taiti e Nigéria, às 16h. Para os belo-horizontinos que vão acompanhar de perto a partida e também para os visitantes que estarão na cidade, é bom saber que existe um plano de mobilidade em BH para os dias de jogos, o que inclui ônibus gratuitos para os torcedores com ingressos para as partidas. Neste post vão algumas dicas sobre como transitar na cidade, que vai receber shows e transmissões de jogos na Praça da Estação. Detalhes também sobre a troca de ingressos estão aqui. Confiram:


Área de Segurança
                A implantação da Área de Segurança, com restrição de circulação no entorno do Mineirão, incluindo o campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é uma das exigências da Fifa. Entre as diretrizes, está a que estabelece restrição de estacionamento em ruas e avenidas ao redor do estádio na véspera das partidas. Cinco horas antes do início dos jogos, começam a funcionar os dez Postos de Verificação Veicular (PVVs), por onde passarão apenas veículos credenciados pela Fifa. Conforme diretriz da Fifa, o estacionamento do Mineirão não será aberto ao público. Na orla da Lagoa da Pampulha, entre a Igreja São Francisco de Assis e a avenida Santa Rosa, o estacionamento fica proibido, nos dois sentidos, quando houver partidas. Para os espectadores com deficiência física, a Fifa disponibilizará 120 vagas de estacionamento dentro da área de acesso restrito, na esquina das avenidas Carlos Luz e Coronel Oscar Paschoal, a aproximadamente 200 metros de distância da entrada Sul do Mineirão. Somente poderão usar essas vagas os torcedores que manifestaram essa necessidade quando compraram seus ingressos.
               
Oferta gratuita de transporte
               O torcedor que possuir ingressos para as partidas terão oferta gratuita de transporte. Os coletivos, do modelo convencional, sairão, entre 12h e 15h, de cinco Terminais Copa na capital (Minas Shopping, Praça Floriano Peixoto, Centro, Savassi e Barreiro). O Aeroporto de Confins também contará com o serviço gratuito. Os ônibus que vão sair do Centro ficarão entre as ruas Tupis e Tamoios. Os da Savassi, na rua Paraíba, entre avenida Getúlio Vargas e rua Antônio de Albuquerque. No caso do Barreiro, na Estação BHBus.
                Ao todo, 300 veículos estarão disponíveis para os torcedores. Linhas que sairão da Savassi e do Barreiro irão passar pela avenida Carlos Luz (Catalão).  As demais linhas seguirão pela busway da avenida Antônio Carlos. Ao longo do trajeto até o Mineirão não haverá paradas, o que garantirá agilidade nas viagens.
                No entorno do Mineirão, os terminais de desembarque dos ônibus especiais funcionarão próximo à portaria 3 da UFMG e na avenida Coronel José Dias Bicalho. Os ônibus que sairão do Aeroporto de Confins passarão pelas avenidas Pedro I e Antônio Carlos até a portaria 1 da UFMG. A distância de caminhada do ponto de desembarque dos coletivos especiais até a entrada do estádio não passará de 1,5 km. Para os idosos e pessoas com mobilidade reduzida, a BHTrans irá oferecer veículos que farão o transporte dos torcedores, partindo de quatro pontos ao redor do Mineirão até a área de controle da Fifa. Com isso, a distância de caminhada até a entrada do estádio será reduzida a apenas 200 metros.
                Além dos terminais especiais, a opção para o torcedor são as linhas 2004, 503, 504, 5401, 64, 67, S50, S51, S52, S53 e S54, que passam pela região do Mineirão. Elas sofrerão alteração de itinerário, mas continuam sendo opções para o torcedor. Além delas, todas as linhas que passam pela avenida Antônio Carlos, com pontos próximos à UFMG, podem ser usadas. Elas estarão devidamente identificadas com adesivo alusivo ao estádio Mineirão. Para essas linhas, mesmo com ingresso do jogo, será cobrada a passagem.

Guia de Mobilidade
                Uma ampla ação de informação junto a moradores e turistas já está nas ruas com a distribuição de 200 mil exemplares do Guia de Mobilidade, que contém informações sobre como será o acesso ao Mineirão e as alterações que foram feitas no trânsito no entorno do estádio. Material com conteúdo exclusivo para moradores da Pampulha também foi produzido e está sendo entregue nas residências. Toda a frota de ônibus da capital circulará com o “Informativo Copa”,  com orientações sobre mudanças de itinerários de linhas e reforço nos horários de funcionamento do metrô. Nos coletivos das linhas convencionais que passam na região do Mineirão serão colados adesivos alusivos ao estádio, o que facilitará a identificação para o usuário.

Entrada no estádio
                Para organizar a entrada dos torcedores no estádio serão adotadas as rotas de pedestres, que seguirão o mesmo padrão adotado mundialmente pela Fifa. A organização com gradis garante segurança e melhora o fluxo de pedestres no entorno do estádio. No jogo entre Brasil e Chile, realizado em abril passado no Mineirão, as rotas foram adotadas e aprovadas pelo torcedor.

Praça da Estação
                Na Praça da Estação, onde serão exibidos em telões os jogos da Copa das Confederações e onde ocorrerão apresentações musicais até o dia 15 e 30, também haverá operação de transporte e trânsito. As alterações, previstas para durar das 13h a 0h, serão sinalizadas com faixas de pano para orientar os motoristas e pedestres. Agentes da BHTrans irão monitorar o trânsito na região.
                Haverá fechamento da avenida dos Andradas, entre as ruas Caetés e Guaicurus, sentido Região Hospitalar/Complexo da Lagoinha, e também entre as ruas Caetés e Tupinambás, sentido Complexo da Lagoinha/Região Hospitalar. A rua dos Caetés, entre as ruas Bahia e Aarão Reis, também será fechada ao trânsito neste trecho. Na rua dos Guaicurus, entre rua Aarão Reis e avenida dos Andradas, também será impedido o trânsito de carros e ônibus. A operação prevê ainda o fechamento da rua Aarão Reis, do Viaduto da Floresta até a rua dos Tupinambás. Durante a operação, 34 linhas do transporte coletivo terão seus itinerários alterados.

Troca de ingressos
O centro de ingressos do Boulevard Shopping (avenida dos Andradas, 3.000, bairro Santa Efigênia) fica aberto todos os dias da semana, das 9h às 18h, exceto em dias de jogos no Mineirão, o que obriga o torcedor a retirar seus ingressos, pelo menos um dia antes da partida.
Apenas o comprador do bilhete pode retirar as entradas, mediante apresentação do documento de identidade, CPF ou passaporte usado para fazer a reserva pela internet. Quem teve desconto na compra também deve levar o comprovante que dá direito a ele. Comprovantes de endereço são necessários apenas para quem comprou ingressos da categoria 4 (residentes no Brasil). Para facilitar a retirada, é possível agendar um horário para pegar o bilhete, por meio da conta de ingressos de cada usuário no site oficial da Fifa (www.fifa.com/ingressos). É importante lembrar que o agendamento do horário para retirada é opcional e o torcedor pode buscar os ingressos no Boulevard Shopping mesmo sem ter um horário marcado. O Mineirão também receberá o jogo entre México e Japão, no dia 22, e uma semifinal, no dia 26.


Comentários