Calendário confuso ofusca mais uma rodada do Brasileirão


Hoje é dia de Cruzeiro x Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. Um jogo que certamente vai levar ao menos 35 mil pessoas ao reformado Mineirão, que esperou muito tempo para receber partidas nacionais desse porte. O líder São Paulo também estará em campo com time completo, assim como Botafogo, que também está na ponta da tabela, enquanto os fortes Grêmio e Inter buscam recuperação com todos os titulares. No Rio, o Atlético, único brasileiro que ainda joga a Copa Libertadores, joga com força máxima contra o Vasco, enquanto o Fluminense pega o Coritiba amanhã no Paraná com um dos atacantes mais fatais do futebol brasileiro. Depois do término da rodada, a Seleção Brasileira reúne os principais jogadores e entra em campo domingo, em amistoso contra a França, dia reservado exclusivamente para o time nacional e sem rodada do Brasileirão. Cenário perfeito, não? Mas ele não existe e deixa claro mais o tanto que o calendário do futebol brasileiro ainda precisa mudar.

Como o Mineirão e o Independência estão sob os cuidados da Fifa, por causa da Copa das Confederações, o Cruzeiro vai mandar a partida na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, possivelmente para a metade do público que veria o jogo no estádio da Pampulha e contra um Corinthians que não vai ter Paulinho, seu principal jogador, que está com a Seleção Brasileira. Pelo mesmo motivo, Jádson, o camisa 10 do São Paulo, não vai jogar contra o Goiás, o Botafogo não vai ter Jéfferson, o Inter, Damião, e o Grêmio, Fernando. Fred não vai jogar pelo Flu. E nem Réver e Bernard pelo Galo. Uma desvalorização completa do maior campeonato do país.

A Inglaterra, que veio ao Brasil no último final de semana, contou com jogadores em final de temporada e cansados, mas que não desfalcaram seus clubes e nem esavaziaram a Premier League. O mesmo vai acontecer com a França no domingo. Simplesmente porque quando a seleção deles joga, o campeonato para. Domingo o torcedor vai acompanhar Brasil x França às 16h ou se encaminhar para o estádio, onde os jogos da rodada do Campeonato Brasileiro começam às 18h30? Dia de jogo da seleção é dia de jogo da seleção. E a época das Copas das Confederações e do Mundo não pode coincidir com campeonatos nacionais. Ou alguém lembra de algum caso de Bayern de Munique, Manchester United ou Barcelona serem prejudicados em suas competições por algum jogador estar na seleção?

A equipe de Luiz Felipe Scolari ainda luta para conquistar a simpatia de muita gente e tirando jogadores dos clubes brasileiros o processo vai ser mais longo. Óbvio que a culpa não é da Seleção Brasileira, mas do calendário bizarro, que inclui campeonatos estaduais nada atraentes, que ocupam praticamente um semestre, com médias de público dignas de risos. Eu sei, o assunto é chato, repetitivo e cansativo. Mas é muito mais cansativo ver o Brasileirão, com todo o potencial que tem, com públicos pequenos e sem os melhores jogadores, ver a Seleção Brasileira atuar simultaneamente aos clubes e se afastar cada vez mais dos torcedores. Passou da hora de mudar.

Comentários

  1. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be
    actually something which I think I would never understand.
    It seems too complex and very broad for me. I'm looking forward for your next post, I'll try to get the hang
    of it!

    Visit my blog - have you been keeping yourself away from baked meals just to cut on carbohydrates

    ResponderExcluir

Postar um comentário