O exemplo que vem da Inglaterra na bela (e simples) homenagem do Liverpool aos jogadores do Manchester United mortos na tragédia de Munique


Muito se fala das arenas europeias, do exemplo dado pela organização dos clubes do Velho Continente e de mais um monte de aspectos que transformam cada instituição em modelo a ser seguido. Entre essas características, uma cada vez mais chama a atenção: o respeito aos rivais. Hoje me deparei com uma ação simples, mas genial do Liverpool, em sua página oficial no Facebook. (imagem abaixo) O dia 6 de fevereiro é lembrado de forma trágica pelo Manchester United, que perdeu parte de uma talentosa geração em um acidente aéreo em Munique, na Alemanha, em 1958.



A mensagem é simples, clara e direta: "Todos nós lembramos. Nunca iremos esquecer. Que a alma deles descanse em paz, nas graças de Deus. Você nunca caminhará sozinho". Na imagem, uma pessoa, com o símbolo da cidade de Liverpool, o liverbird, parte do escudo do Liverpool, embaixo do relógio que fica na fachada do estádio do Manchester United, Old Trafford, marcando eternamente o horário em que aconteceu o acidente, pouco depois das três da tarde (foto abaixo). No acidente, oito jogadores e 15 pessoas, entre funcionários do clube, membros da tripulação e jornalistas, morreram. Entre os sobreviventes, Bobby Charlton e o técnico Matt Bubsy, que seriam campeões europeus em 1968.


O simbolismo da mensagem é tão grande e tão bacana que ela é encerrada com o famoso "You'll Never Walk Alone", frase eternamente associada ao Liverpool, a ponto de estar em seu escudo e nos portões de Anfield. Logo após o texto, as hastags com as iniciais dos clubes, LFC e MUFC. Se trata, simplesmente, da maior rivalidade do futebol inglês. Com ações deste tipo, não fica difícil entender porque é mais fácil lá controlar a violência e outros problemas entre torcidas. Baita exemplo.

P.S. No ano passado, o Everton homenageou os torcedores do Liverpool mortos na tragédia de Hillsborough. Contei essa história no blog e para ler (ou reler), clique aqui.




  

Comentários

  1. Por essas e outras que prefiro acompanhar o futebol inglês ao invés do brasileiro...

    ResponderExcluir
  2. O relógio não tá marcando 3 da tarde.
    Tá marcando 1h e 10 min.
    ????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  3. Diferença de fuso horário da época entre o local do desastre e Manchester.

    ResponderExcluir
  4. Sempre ligado no futebol na terra da rainha!
    Bela homenagem.
    Saudações fanzineiras, digo, blogueiras

    ResponderExcluir
  5. Mas também tem o outro lado: a torcida do Liverpool tem um canto para a tragédia de Munique e a torcida do United tem uma canção para a tragédia de Hillsborough. Abraço, Luis Gustavo

    ResponderExcluir

Postar um comentário