A história do São Paulo na Libertadores


Clube brasileiro mais vezes campeão da Libertadores, o São Paulo está de volta à competição tentando fazer valer sua tradição. Para quem disputou seguidamente a competição entre 2004 e 2010, chega até a ser estranho uma ausência de três anos. Atual campeão da Copa Sul-Americana e quarto colocado no Campeonato Brasileiro, o São Paulo vai disputar a Libertadores pela 16ª vez. Veja neste post um resumo das participações da equipe no torneio.

1972 - Semifinalista
Vice-campeão brasileiro em 1971, o São Paulo foi o primeiro colocado no grupo 3 da primeira fase, vencendo o Olimpia duas vezes e o Cerro Porteño uma, além de dois empates com o Atlético-MG. O campeão do grupo iria direto para a semifinal, formada por dois grupos de três equipes. O tricolor empatou duas vezes com o Barcelona do Equador, venceu o Independiente, da Argentina, por 1 a 0 em casa, mas perdeu por 2 a 0 fora, sendo eliminado.

1974 - Vice-campeão
O São Paulo fez uma campanha brilhante na primeira fase, quando terminou invicto e em primeiro lugar no grupo 2. O tricolor venceu o Palmeiras e o Jorge Wilstermann, da Bolívia, duas vezes,  e empatou duas vezes com o também boliviano Deportivo Municipal, de La Paz. Classificado direto para a fase semifinal, o São Paulo derrotou duas vezes o Defensor, do Peru, empatou fora de casa com o Millonarios, em Bogotá, e goleou os colombianos por 4 a o, em casa. Classificado para a final, o São Paulo venceu o jogo de ida contra o Independiente por 2 a 1 e perdeu o jogo de volta por 2 a 0, o que forçou o terceiro jogo, em Santiago, no Chile, quando perdeu por 1 a 0.

1978 - Eliminado na primeira fase
Campanha fraca do São Paulo. No grupo 3, foi eliminado de cara. Venceu só um jogo, contra o Palestino, do Chile, empatando três vezes (Atlético-MG e Unión Española, duas vezes) e perdendo uma, para o Galo, que se classificou.

1982  - Eliminado na primeira fase
Apesar de ter ficado em segundo lugar no grupo 2, foi eliminado de cara novamente. O São Paulo venceu o Defensor, do Uruguai, duas vezes, perdeu duas vezes para o Peñarol e empatou duas vezes com o Grêmio. O Peñarol se classificou.

1987 - Eliminado na primeira fase
Lanterna do grupo 3, o São Paulo deu vexame. Venceu apenas um jogo, contra o Cobreloa, empatou com Colo-Colo e Guarani e perdeu uma vez para cada rival do grupo.

1992 - Campeão
O time comandado por Telê Santana chegou ao seu primeiro título na sexta participação do São Paulo no torneio. Na primeira fase, foi o segundo colocado do grupo que tinha Criciúma (líder), Bolívar e San José, de Oruro. Passou com 3 vitórias, 2 empates e uma derrota, para o Criciúma. No primeiro mata-mata, eliminou o Nacional, do Uruguai, com duas vitórias. Nas quartas, sofreu para tirar o Criciúma (1 a 0 e 1 a 1). Suou na semi também, contra o Barcelona, do Equador (3 a 0 e 0 a 2). A final também foi acirrada, contra o Newell´s Old Boys, com 1 a 0 para cada lado em casa e vitória tricolor nos pênaltis, por 3 a 2.

1993 - Campeão
Campeão no ano anterior, o São Paulo entrou direto na fase de mata-mata, eliminado o então vice, o Newell´s (0 a 2 e 4 a 0). Nas quartas, tirou o Flamengo (1 a 1 e 2 a 0) e nas semifinais, o Cerro Porteño (1 a 0 e 0 a 0). Garantiu o bi praticamente no jogo de ida, ao fazer 5 a 1 na Universidad Católica, do Chile. Perdeu em Santiago por 2 a 0, quando podia.

1994 - Vice-campeão
Novamente o São Paulo entrou na fase de mata-mata e, de cara, tirou o rival Palmeiras (0 a 0 e 2 a 1). Nas quartas, eliminou o Unión Española, do Chile (1 a 1 e 4 a 3). Tirou o Olimpia nas semifinais só nos pênaltis, após vencer por 2 a 1 e perder por 1 a 0. A decisão, porém, perdeu nos pênaltis, para o Vélez Sarsfield, no Morumbi, após perder na ida por 1 a 0 e vencer pelo mesmo placar em casa.

2004 - Semifnalista
Dez anos depois, o São Paulo voltou à competição. Passou com folga da primeira fase, com 5 vitórias e uma derrota no grupo 4 para a LDU (Equador). A chave tinha também Alianza (Peru) e Cobreloa (Chile). Nas oitavas, eliminou o Rosario Central nos pênaltis. As quartas foram tranquilas, com as vitórias de 3 a 0 e 4 a 1 sobre o Táchira, da Venezuela. Na semifinal, porém, empate em 0 a 0 em casa e derrota de 2 a 1 para o Once Caldas fora acabaram com o sonho do tri.

2005 - Campeão
O São Paulo voltou a conquistar a Libertadores em 2005. Na primeira fase, saiu invicto (3 vitórias e 3 empates) do grupo que tinha Universidad de Chile, The Strongest e Quilmes. No primeiro mata-mata, duas vitórias sobre o Palmeiras (1 a 0 e 2 a 0). Nas quartas, tranquilidade contra o Tigres, do México (4 a 0 e 1 a 2). Na semifinal, tirou o River Plate com duas vitórias (2 a 0 e 3 a 2). Na decisão, empate no Beira-Rio com o Atlético-PR (1 a 1) e passeio no Morumbi (4 a 0).

2006 - Vice-campeão
O sonho do tetra do São Paulo chegou perto em 2006. O time foi bem na primeira fase, terminando em primeiro no grupo que tinha Chivas Guadalajara, Caracas e Cienciano, com quatro vitórias e duas derrotas, ambas para os mexicados. Nas oitavas, mais uma vez eliminou o Palmeiras (1 a 1 e 2 a 1). Nas quartas, após uma vitória de 1 a 0 para cada lado, tirou o Estudiantes nos pênaltis. Na semifinal, de novo o Chivas, desta vez com duas vitórias, 1 a 0 e 3 a 0. Em outra final brasileira, porém, deu Inter, com 2 a 1 em São Paulo e 2 a 2 no Beira-Rio.

2007 - Eliminado nas oitavas
A campanha foi mais fraca neste ano. Segundo colocado no grupo 2, atrás do Necaxa e à frente de Audax Italiano e Alianza, o São Paulo fechou a primeira fase com 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, para os mexicanos. Nas oitavas, deu Grêmio (1 a 0 e 0 a 2).

2008 - Eliminado nas quartas
O começo de 2008 foi melhor, com o primeiro lugar no grupo que tinha Atletico Nacional (Colômbia), Sportivo Luqueño e Audax Italiano, com 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, para o Audax, do Chile.Nas oitavas, despachou o Nacional, do Uruguai (0 a 0 e 0 a 2), mas parou em outro brasileiro nas quartas, o Fluminense (1 a 0 e 1 a 3).

2009 - Eliminado nas quartas.
A campanha foi semelhante ao ano anterior. Bem na primeira fase, foi o primeiro do grupo que tinha Defensor (Uruguai), Independiente Medellín (Colômbia) e América (Colômbia), com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, para o Independiente. Como não jogou nas oitavas, porque pegaria o Chivas Guadalajara, que saiu da competição por causa da polêmica gripe suína, o São Paulo foi direto para as quartas e se deu mal diante de um brasileiro novamente, desta vez o Cruzeiro, com duas derrotas, 0 a 2 e 1 a 2.

2010 - Semifinalista
Em 2010, parecia que o título chegaria. Foi o primeiro do grupo que tinha Once Caldas, Monterrey e Nacional do Paraguai, com 4 vitórias, 1 empate e uma derrota, para o Once Caldas. Nas oitavas, eliminou nos pênaltis o Universitário do Peru, após dois 0 a 0. Nas quartas, devolveu a eliminação do ano anterior diante do Cruzeiro, com duas vitórias de 2 a 0. Mas, nas semifinais... outro brasileiro o tirou. E foi o Inter, de novo. O São Paulo perdeu em Porto Alegre por 1 a 0 e ganhou em casa por 2 a 1, sendo eliminado pelo gol sofrido no Morumbi.

Comentários

  1. Só uma correção, em 92, a primeira partida das quartas-de-final, foi 1 a 0 para o São Paulo, gol do Macedo. E o São Paulo só passou de fase porque a CBF deu uma "ajudinha" extra campo. A primeira partida foi numa quarta-feira (dia 13/05/92), e entre as duas partidas das quartas de final o Criciúma teve que jogar pela série B em um sábado (16/05/92) contra o Paraná e na segunda (18/05/92) contra o Coritiba, para depois jogar contra o São Paulo na quarta-feira (20/05/92). E pasmem, o São Paulo iria jogar no domingo (17/05/92) contra o Paysandu em Belém do Pará, e a CBF adiou esse jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Fabiano! Já corrigi. Obrigado. Abraço!

      Excluir
    2. Para de mimi não tinha time na época, para bater de frente com o grande SPFC de mestre Telê santana

      Excluir

Postar um comentário