O que esperar do Atlético em 2013


Depois de muito tempo relegado a posições medianas no cenário nacional, o Atlético despertou em 2012. Comandado por Ronaldinho Gaúcho, o time chegou a liderar o Campeonato Brasileiro por muito tempo, brigou no alto da tabela durante toda a competição e fechou o ano com o vice-campeonato nacional, feito que o colocou de volta na Copa Libertadores. De quebra, conquistou de forma invicta o Campeonato Mineiro. Decepção, mesmo, a saída prematura da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Goiás nas oitavas de final. E para 2013, o que esperar do Galo?

Em uma análise rápida, o time está melhor do que em 2012. A boa base do ano passado foi mantida, com um bom goleiro (Victor), uma ótima zaga (Leonardo Silva e Réver), um craque acima da média (Ronaldinho Gaúcho) e um dos atletas mais promissores do futebol brasileiro (Bernard). Turma que é bem auxiliada pelos eficientes laterais Marcos Rocha e Júnior César e pelo cão de guarda Pierre. Melhorou porque trouxe mais opções que, se não serão titulares efetivos, certamente são opções mais qualificadas para o elenco. Além disso, o grupo ganhou em opções táticas com os novos reforços e sabe muito bem usar o fator casa desde que passou a jogar no Independência. Mas ainda faltam alguns detalhes.


Time fez do Independência um caldeirão e está invicto no Horto

Gilberto Silva, o primeiro a ser anunciado, foi titular durante todo o ano de 2012 no Grêmio e é opção para a zaga, sua preferência, e, se for o caso, pode atuar como volante, onde tem mais qualidade no passe do que Leandro Donizete. Uma utilização de três zagueiros também pode ser uma opção. Outra alternativa para o setor é Rosinei, que pode jogar como volante e também como um meia de ligação. Poderá jogar também na tão falada função de Danilinho, que em 2012 foi importante na marcação, foi uma peça que ajudou na cobertura de Marcos Rocha e chegou ao ataque com qualidade.

A saída de Danilinho resultou em um buraco no meio-campo que não foi resolvido por ninguém no ano passado, o que fez as reclamações em torno da contratação de mais um meia aumentarem consideravelmente. Por enquanto, apenas Morais, que tem características diferentes e teve passagens fracas por Corinthians e Bahia, chegou, e Luan, aposta que veio da Ponte Preta, e que pode jogar mais avançado, chegaram.


Experiência de Gilberto Silva será importante parao Galo em 2013

As opções ofensivas ganharam força com as chegadas de Alecsandro e Araújo. O primeiro é melhor definidor do que Jô, tem características diferentes do que o atual titular, é experiente e pode ajudar muito. Também bastante rodado, Araújo pode atuar no meio-campo (chegou a ser testado assim nos primeiros jogos-treino do ano) e como um atacante.

Diego Tardelli, que encerrou a chatíssima novela e se incorporou ao grupo, vai agregar demais. Identificado com o clube, talentoso e ídolo da torcida, pode roubar a atual vaga de Jô ou mesmo ser um preparador de jogadas para um dos matadores atleticanos. O fato é que Tardelli é mais jogador que Jô e Alecsandro, mas não preenche o vazio que, na minha opinião, ainda deve ser ocupado por um meia - que não vai ser Guilherme, outro que pode ser aproveitado no ataque.

Jô (esq.) e Leonardo Silva: armas poderosas do Galo no jogo aéreo


Em 2013, o Atlético terá quatro competições pela frente. Exceto pelo fraco Mineiro, torneio que será preterido em prol de disputas mais interessantes e no qual a torcida deverá ver vários reservas em campo, o time vai forte na Libertadores, na Copa do Brasil e no Brasileirão.  Na Libertadores, não está em um grupo simples, mas tem a seu favor um grupo experiente e rodado, o que ameniza muito a falta de hábito do clube em participar da competição. Terá pela frente, como principais rivais, os bem estruturados Corinthians e Fluminense, além do São Paulo, habitual frequentador do torneio. Vélez e Boca merecem um olhar especial e o Grêmio, se chegar à fase de grupos, impõe respeito. Entrosado e embalado, o Galo pode fazer um bom papel no torneio.


Permanência de Ronaldinho: maior contratação para 2013

Nas competições nacionais, se entrar com a força máxima na Copa do Brasil, competição na qual entra já nas oitavas de final, o Atlético pode sonhar em quebrar o jejum de nunca ter conquistado essa taça. Mais uma vez, a experiência dos jogadores e as opções de reservas podem ser fundamentais em um mata-mata. Já no Brasileirão, com mais opções de jogadores  e se não perder nenuma peça ao longo do ano, o time pode voltar a disputar na parte de cima da tabela. Um ano bem mais promissor para o clube do que vários dos últimos.

Comentários

  1. Excelente análise... esperamos um GALO ainda mais forte em 2013!

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo bem?

    recentemente criei um blog dedicado ao colecionismo de artigos de futebol como camisolas, chuteiras, medalhas, autografos, etc, gostaria se possivel que me incluisse na sua lista de blogs para divulgar tambem o meu, terei todo o gosto em adicionar o seu blog à minha lista de blogs tambem.

    o meu blog é: futebolmondial.blogspot.com

    obrigado,

    fabio

    ResponderExcluir

Postar um comentário