As expectativas do novo Cruzeiro para 2013



O ano passado traz péssimas recordações para a torcida do Cruzeiro. O time foi eliminado nas semifinais do Campeonato Mineiro pelo América, caiu diante do Atlético-PR, então em péssima fase técnica, na Copa do Brasil, e chegou a correr risco de rebaixamento no Brasileirão. O time começou o ano com Vágner Mancini e terminou com Celso Roth, técnicos que não deixaram saudade e também não conseguiram dar um padrão de jogo mínimo à equipe. Para completar, contratações fracas e mal planejadas completaram o cenário. A diretoria, pelo menos, percebeu a série de erros e, para 2013, a perspectiva é melhor, com a chegada de vários jogadores, entre atletas de reconhecido valor e boas apostas.

Diego Souza retorna ao Brasil e será peça fundamental no Cruzeiro de 2013

Para deixar no passado a péssima temporada de 2012, o Cruzeiro mexeu em todos os setores. Em uma primeira análise, do meio para a frente, a equipe conseguiu reforços de primeiro nível, capazes de, realmente, mudar a cara da equipe. A defesa, que também recebeu caras novas, ainda vai precisar mostrar uma sequência de jogos para ter a certeza de que as opções foram bem feitas, especialmente na zaga. Um ponto positivo deste início de ano cruzeirense é a qualidade dos jogadores que vieram da base, fato que pode ser muito bem aproveitado pelo novo técnico Marcelo Oliveira, historicamente relacionado a bons trabalhos com os garotos, o que ajuda e muito na transição para o profissional.

Éverton Ribeiro: destaque do Coxa e jogador de confiança de Marcelo Oliveira
Do meio para a frente, Marcelo tem opções de sobra até mesmo para montar esquemas diferentes, de acordo com sua necessidade. As contratações de mais peso, Diego Souza e Dagoberto, se jogarem no bom nível conhecido por todos, formarão uma linha ofensiva de respeito, que deve ser comandada por Borges, um fazedor de gols que terá ótimos garçons para servi-lo, entre eles Éverton Ribeiro, ex-Coritiba, e com duas ótimas temporadas nas mãos de Marcelo no Coxa. Isso, claro, se nem Borges e nem Dagoberto repetirem o histórico recente de contusões que prejudicou a dupla em 2012.  A grande aposta da base para o setor é Vinícius Araújo, destaque nos jogos-treino e no amistoso contra o Mamoré. Bom finalizador e com presença de área, pode ser uma excelente opção, ainda mais cercado de bons jogadores. Outra ótima aposta é Lucca, destaque do Criciúma na Série B, mas que precisa ser testado em um time do peso do Cruzeiro.

Assim como Lucca, Ricardo Goulart, ex-Goiás, pode jogar também pelo meio e é outro jovem que era desejado por vários clubes que precisará manter o nível em um clube maior. Também para o setor, chega Ananias, ex-Bahia e Portuguesa, que corre por fora por uma luta no time titular, mas é uma boa opção para o banco de reservas. Martinuccio, quando voltar de contusão, será um ótimo reforço.

Chegada de Dagoberto torna o setor ofensivo muito forte



Do meio para frente, como se vê, a equipe, que ainda carece de entrosamento, está bem reforçada e com ótimos nomes. O setor defensivo, que também ganhou reforços, é onde, em um primeiro momento, o técnico Marcelo Oliveira terá mais trabalho ajustar. A dupla de volantes que atuou domingo, por exemplo, contra o Mamoré, Leandro Guerreiro e Nílton, é lenta, mas existem opções que podem compor melhor o setor, como Henrique (titular absoluto na minha opinião) e Lucas Silva.

Se no gol, Fábio segue como um dos melhores goleiros do país, a zaga e as laterais ainda inspiram cuidados. Em forma, Ceará é um ótimo marcador e chega com qualidade ao ataque, mas resta saber se vai se manter bem fisicamente. No banco, porém, outro jovem promissor pode pedir passagem na lateral direita: Mayke. Na outra lateral, Egídio é um jogador limitado, com passagens discretíssimas pelo Flamengo e razoáveis por Goiás e Vitória. Até por uma questão de justiça, Everton deve continuar por ali - foi o jogador mais regular da equipe em 2012. A zaga ainda é uma incógnita. Em forma técnica e física, Victorino seria titular, mas ainda não se sabe como voltará o uruguaio. Léo foi bem em 2012, mas tem que aguardar seu retorno.Sem conseguir sucesso no mercado, a diretoria optou por nomes de menos expressão, como Bruno Rodrigo e Paulão. Pode dar certo? Só o tempo dirá.


Borges, em forma, é um dos principais matadores do Brasil

Com um técnico bom de papo e trabalhador, o Cruzeiro pode se entrosar com o ritmo de jogos. Ainda não está no mesmo nível dos favoritos ao título brasileiro, mas tem jogadores que podem dar corpo a uma equipe que, por exemplo, pode ir longe na Copa do Brasil e formar uma base que lhe permita voos mais altos em 2014.

Fotos: Vipcomm

Comentários

  1. Bom, gostei de sua analise, e bem isso mesmo, porem Nilton jogou muito no Vasco no ano passado, volante versatil, errou poucos passes na temporada, tem um chute forte e e mais experiente que o Lucas Silva, meu meio de campo na volancia e, Henrique e Nilton, nenhum tem caracteristicas de primeiro volante, mas os dois jogam muito,e deve ser esse mesmo o meio de campo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário