Campanha ruim fora de casa complica Atlético na Libertadores de 2000


O Atlético fez um papel razoável em sua quarta e última participação na Copa Libertadores, em 2000. Naquela época, assim como atualmente, o clube vivia um longo jejum de participações na competição, da qual havia participado pela derradeira vez em 1981. As expectativas eram boas, já que a base da equipe vice-campeã brasileira em 1999 foi mantida e bons reforços como Gilberto Silva, Cleison e Ramón foram contratados. Mas o sonho de um sucesso na principal competição do continente parou nas quartas de final, diante do Corinthians, o mesmo time que derrotou o Galo na final do Brasileirão anterior. Um péssimo retrospecto fora de casa colaborou para a saída da equipe antes do que ela pretendia.

Guilherme arrebentou na Libertadores de 2000 e fez 9 gols

O comando da equipe coube a Márcio Araújo, que substituiu Humberto Ramos, vice-campeão brasileiro, mas que sucumbiu a um início ruim na Copa Sul-Minas. Com um belo uniforme todo negro, feito especialmente para a disputa da competição, o Atlético estreou em casa pelo grupo 8, contra o Bolívar, e venceu por 1 a 0, gol de falta de Ramón, diante de 20.869 torcedores. O grupo também era formado por Bella Vista (Uruguai) e Cobreloa (Chile)  e os dois primeiros se classificavam. A escalação do Galo na estreia: Velloso; Bruno, Célio Silva, Cláudio Caçapa e Ronildo;  Valdir, Gallo, Cleison (Irênio) e Ramón; Guilherme (Lincoln) e Marques. Confira abaixo, o gol de Ramón.



Logo em sua primeira viagem ao exterior, o Atlético decepcionou e, em Calama, foi derrotado por 1 a 0 pelo Cobreloa - foi a única vitória do time chileno no torneio. A reação veio em casa, contra o Bella Vista, diante de 21.550 torcedores. A vitória de 2 a 1 saiu dos pés de Guilherme, autor dos dois gols. Na quarta rodada, um desastre em La Paz. Apático, o Galo foi goleado por 4 a 0 pelo Bolívar, em jogo que Velloso ainda defendeu um pênalti. A derrota acabaria custando a liderança do grupo.


Bom time que o Atlético fez em 2000 não foi suficiente para vencer a Libertadores

Na volta a Belo Horizonte, a melhor exibição do Atlético naquela Libertadores. Diante de 32.558 torcedores, o Galo massacrou o Cobreloa por 6 a 0, com quatro gols de Guilherme (um deles espetacular), um de Ramón e o derradeiro de Cairo. A vitória fez com que o Galo chegasse à rodada final da primeira fase com tranquilidade, pois já estaria classificado e lutaria pelo importante primeiro lugar. Mas o time voltou a jogar mal fora de casa e foi derrotado na cidade de Maldonado pelo Bella Vista por 1 a 0. Confira abaixo os gols e outras imagens de Atlético 6 x 0 Cobreloa.


O Atlético se classificou em segundo lugar no grupo e, com 9 pontos, teve a 15ª campanha entre os classificados, o que lhe valeu um confronto com o Atlético-PR, que tinha feito uma campanha brilhante, a segunda melhor do torneio, com cinco vitórias e um empate. No jogo de ida, com gol de Guilherme, uma vitória apertada no Mineirão por 1 a 0, diante de 43.262 pagantes, deu ao Galo a chance de disputar uma vaga nas quartas apenas empatando em Curitiba. Mas o time voltou a decepcionar fora de casa e perdeu por 2 a 1. Chegou a estar sendo derrotado por 2 a 0, mas um gol de Marques a dez minutos do fim levou o jogo para os pênaltis, que terminaram com a vitória alvinegra por 5 a 3. Veja abaixo os gols do jogo em Curitiba:


A campanha ruim na primeira fase colocou o Atlético na rota do Corinthians, um dos favoritos ao título. E, ao contrário do que fez em todas as partidas no Mineirão até então, o Galo não conseguiu derrotar o Timão no jogo de ida, que teve público de 55.789 pagantes. A partida terminou 1 a 1, com gol de Guilherme para o Atlético, que teria que correr atrás da classificação em São Paulo. No Morumbi, o Galo batalhou, mas saiu perdendo de 2 a 0 e teve dificuldades para reverter o placar. Guilherme ainda diminuiu para 2 a 1, mas o estrago já havia sido feito.

Boca de Riquelme e Palermo levantou a taça em 2000

O Corinthians seguiu em frente e foi eliminado nas semifinais pelo Palmeiras no histórico jogo em que Marcos defendeu a cobrança de pênalti de Marcelinho Carioca. Na final, porém, o Boca Juniors acabou derrotando o Palmeiras e levantando mais uma taça.

Confira os outros posts sobre o Atlético na Libertadores

Comentários

  1. Parabéns pela reportagem, de grande qualidade e lembrança. O pior que será que o Galo vai conseguir melhorar o retrospecto nos jogos fora do Independência???? Fica a pergunta

    ResponderExcluir

Postar um comentário