Semifinalista em 1978 - A segunda campanha do Atlético em Libertadores


Depois da fraca participação em sua primeira Libertadores, em 1972, quando foi eliminado na primeira fase e ficou em último lugar em seu grupo, o Atlético esperou mais seis anos para voltar à principal competição sul-americana. Vice-campeão brasileiro de 1977 em uma traumática decisão realizada apenas em 5 de março de 1978, quando, invicto, foi derrotado em casa nos pênaltis pelo São Paulo, o Galo não teve muito tempo para colocar as coisas em ordem. A estreia na Libertadores aconteceu apenas dez dias depois, em 15 de março, novamente no Mineirão - e contra o mesmo São Paulo. Era o pontapé inicial para a melhor campanha do Atlético no torneio. Veja neste capítulo da série todos os detalhes dessa trajetória. Nos três próximos capítulos, apresentarei as campanhas de 1981, 2000 e o título de 2013.

Paulo Isidoro, destaque do Galo em 1978


Diante de 30.863 pagantes, o Atlético mais uma vez não conseguiu vencer o rival paulista. O empate em 1 a 1. Darío Pereyra abriu o placar para o São Paulo e Serginho empatou para o Galo. A equipe entrou em campo com João Leite; Alves, Márcio, Vantuir e Hilton Brunis; Romero, Danival (Heleno) e Marcelo; Serginho (Marcinho), Paulo Isidoro e Ziza. O técnico era Barbatana. Veja os gols no vídeo abaixo:



O time mineiro estava no grupo 3 e, além do São Paulo, compunham a chave os chilenos Unión Española e Palestino. Apenas o primeiro de cada grupo se classificava para a fase seguinte. Depois do empate em casa, o Galo partiu para dois jogos no Chile. No primeiro deles, empate em 1 a 1 com o Unión Española, no estádio Nacional de Santiago, gol de Marcelo. Quatro dias depois, também no estádio Nacional, o jogo mais cheio de gols da história do Atlético na Libertadores e também a primeira vitória do clube na competição: 5 a 4 sobre o Palestino, gols de Ziza (2), Marcelo, Serginho e Fuentes (contra).

Nos jogos de volta do grupo, o Atlético brilhou e conquistou três vitórias. A primeira delas contra o São Paulo, por 2 a 1, em pleno Morumbi, diante de 76.994 pagantes, gols de Serginho e Paulo Isidoro. Nos jogos contra os chilenos no Mineirão, o Galo atropelou: 5 a 1 contra a Unión Española, gols de Ziza, Marcelo, Paulo Isidoro (2) e Jorge Campos, e 2 a o sobre o Palestino, gols de Paulo Isidoro e Jorge Campos. Veja abaixo os gols da goleada sobre o Unión Española:



Com o primeiro lugar assegurado, o Atlético partiu para as semifinais, que eram formadas por dois grupos de três - os vencedores faziam a final. Uma chave tinha Deportivo Cáli (Colômbia), Alianza Lima (Peru) e Cerro Porteño (Paraguai). Já o Galo teria pela frente ninguém menos do que os argentinos Boca Juniors (então campeão) e River Plate.

Os jogos aconteceram em setembro, cinco meses depois da primeira fase, e o Atlético já tinha Mussula como técnico. Na estreia da semifinal, derrota em casa para o Boca Juniors por 2 a 1, diante de pouco mais de 50 mil pessoas, gol de Marcelo. Veja os gols no vídeo abaixo.





A coisa ficou complicada com mais uma derrota, desta vez diante do River Plate, por 1 a 0, no Monumental de Nuñez. A eliminação aconteceu com mais uma derrota para o Boca, desta vez em La Bombonera, por 3 a 1, gol de Marinho. Já eliminado, o Galo se despediu da competição com uma vitória de 1 a 0 sobre o River, gol de Marinho, no Mineirão.

O Boca Juniors bicampeão em 1978

A campanha deu ao Atlético a 5ª colocação geral. Classificado, o Boca enfrentou na final o Deportivo Cáli, empatou em 0 a 0 na Colômbia e goleou o rival por 4 a 0 em casa, conquistando o bicampeonato.

Confira o primeiro capítulo da série, mostrando a campanha do Galo em 1972, sua primeira participação em Libertadores. Clique no link abaixo:

Comentários

  1. Onde estava o Rei que em 1977 foi o artilheiro do Camp. Brasileiro com 28 gols? até hoje a maior media de um artilheiro em Brasileiros!!
    emmanuelb3rnard@twitter.com

    ResponderExcluir
  2. Onde estava o Rei que em 1977 foi o artilheiro do Camp. Brasileiro com 28 gols? até hoje a maior media de um artilheiro em Brasileiros!!
    emmanuelb3rnard@twitter.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinaldo se machucou logo após a Copa do Mundo, e como a fase semifinal ocorreu em setembro e outubro daquele ano, ele não pode enfrentar o River Plate e o Boca Juniors.

      Excluir
  3. First of all І want to say supefb blog! I had a quick question which I'd like
    to ask if you don't mind. I was interested to find outt how you center yourself and clear your mind prior
    to writing. I have had a hɑrd іme clearing myy mind in gettіng my ideas out there.

    I ruly do enjօy writing hoѡever it just seems lіke the first 10 to 15 minutes aгe sually
    lost simply just trying tto figսre out how to begin. Any recommеndations
    or tips? Thanks!

    Visіt mƴ ԝeblog ... cubby house horror

    ResponderExcluir
  4. Many years ago, Net sports activities book betting was risky.
    It is Tennessee's Rocky Top, Florida's Old Ball Coach, and of course the Gator Chomp and the mighty Tim Tebow.
    Among those that came out in the wish list is a better line
    play, addition of team entrances, and crowd atmosphere.

    my site - football

    ResponderExcluir
  5. O atlético mineiro terminou a libertadores de 1978 na 4° colocação geral porque na primeira fase teve melhor campanha que o River plate que também foi eliminado na semifinal, os pontos da vitória no jogo de desempate do River plate não são computados na classificação geral

    ResponderExcluir

Postar um comentário