Dez ídolos do Atlético retratados de forma especial em novo livro sobre o clube


Qualquer projeto de resgate da memória do futebol brasileiro merece ser aplaudido e cada vez mais as prateleiras das livrarias do país vão sendo devidamente preenchidas com vários temas relacionados à história do esporte. Um dos trabalhos de grande valor é a Coleção Ídolos Imortais, que reúne biografias de dez craques dos 12 maiores clubes do Brasil. O mais novo livro da série é o dedicado ao Atlético, cujo lançamento será no sábado, dia 10, às 11h, no Boi Lourdes Savassi (avenida Getúlio Vargas, 1.238, Savassi), em Belo Horizonte.



Publicado pela Maquinária Editora, "Os Dez Mais do Atlético Mineiro" (R$ 32)  é da autoria do jornalista Eduardo Murta, com quem tive o prazer de escrever o livro "Galo - Uma Paixão Centenária", em 2007, projeto que também teve a participação de Alexandre Simões. 



Reinaldo foi uma das três unanimidades e ganhou dez votos


Para chegar aos nomes que formam o livro, além de Eduardo Murta, nove outras pessoas fizeram suas escolhas e, a partir daí, os dez jogadores mais votados ganharam textos especiais. Participaram da votação os jornalistas Arnaldo Viana, Chico Maia, Chico Pinheiro, Emanuel Carneiro, Milton Neves, Ricardo Galuppo e Roberto Abras, além dos músicos Celso Adolfo e Wilson Sideral. 


Como qualquer outra lista deste estilo, muitos nomes foram lembrados, 25 no total. Destes, apenas três unanimidades: Reinaldo, Dario e Éder. Cerezo teve 9 votos. Marques, 8. Kafunga, Luisinho, 6. Fecham o grupo, com 5 votos, Mário de Castro, Guará e Ubaldo. Zé do Monte, que também recebeu 5 votos, ganhou um capítulo especial. Outros ídolos lembrados, como João Leite, Paulo Isidoro, Cincunegui, Carlyle e Diego Tardelli receberam menções curtas.

Marques recebeu oito votos e tem sua carreira no clube dissecada no livro


Os textos, permeados por fotos muito interessantes, traz textos informativos, bem leves e recheados de curiosidades sobre esses dez personagens que marcaram a história do Atlético. Números e retrospecto dos jogadores também fazem parte da obra, que também mostra passagens dos atletas fora de campo, como o médico Mário de Castro, o quase engraxate Guará e o palhaço Toninho Cerezo. Ao longo dos relatos, a história de conquistas do clube, detalhes de títulos, gols, grandes jogadas e defesas, a relação com o antigo estádio Antônio Carlos, o Independência e o Mineirão. Estão lá também as histórias de amor com o Atlético, as idas e vindas e os momentos difíceis pelos quais passaram os ídolos.


Um dos maiores artilheiros da história do Atlético,
Mário de Castro também entrou na lista
A história do Atlético não teria a dimensão que tem e muito menos seria escrita sem esses dez craques. Craques que são desvendados de uma forma bem interessante pelo texto preciso e agradável de Eduardo Murta. Livro para curtir sempre e ponto de partida para relembrar com alegria as histórias dessas feras atleticanas.  

Comentários

  1. Agradecimento aos jogadores que fizeram parte de uma história sólida, como a do nosso clube Atlético Mineiro.
    Os agradecimentos se estendem, também, para aqueles que meus que olhos nunca viram jogar.

    Mas, como atleticano, e observador do futebol, sinto que devo ao Rei todas os encantamentos do futebol.

    Para mim, se meu olhos não tivessem visto o Rei ser Real com a bola, eu seria cego.

    Até hoje, a mídia tenta fazer um Rei e o máximo que conseguiram, foi ron....ron...ron...

    Depois dele, o futebol é ilusão.

    @cabrito2606

    ResponderExcluir

Postar um comentário