Os erros do Atlético no empate em casa com a Ponte


O Atlético deu ontem no Independência uma senhora vacilada ao empatar em 2 a 2 com a Ponte Preta. Ao contrário do que fez em todo o Campeonato Brasileiro até então, o Galo não teve a tranquilidade necessária para administrar um placar que lhe era favorável até depois dos 30 minutos do segundo tempo. O resultado só não foi pior porque o Fluminense, atual vice-líder, também empatou, com o Corinthians. Ainda com um jogo a menos, o Atlético segue com um ponto a mais que o Fluminense, 44 a 43. O Grêmio, que venceu o Vasco ontem, encostou e tem 40.

Sem duas peças fundamentais, Pierre e Bernard, o Atlético teve muita dificuldade para organizar seu jogo. A opção de Cuca no primeiro tempo foi colocar Serginho, substituto de Pierre, na lateral, liberando Marcos Rocha para a criação de jogadas. Já Escudero teve uma função mais defensiva do que Bernard, ajudando mais na marcação do que participando da jogadas ofensivas.

A Ponte Preta, que jogava em um 3-5-2 que permitia que o lateral Cicinho chegasse com muita facilidade ao ataque, fazia o máximo para parar as jogadas no meio-campo do Galo. Sem muita criatividade, o Atlético fez 1 a 0 com Danilinho em um chute que desviou na defesa paulista. Criando pouco e desperdiçando as raras chances, o Galo facilitou as subidas em contra-ataque da Ponte e, em um erro de marcação, Cicinho empatou o jogo ainda no primeiro tempo.

No segundo tempo, erros e acertos de Cuca. O técnico acertou ao colocar Guilherme no lugar de Serginho. Com isso Marcos Rocha ficaria mais preso, o time passaria a jogar com apenas Leandro Donizete como volante e reforçaria o ataque. A tática deu certo logo de cara, quando Guilherme fez 2 a 1. O jogo, porém, não mudou. A Ponte Preta, forte na marcação, dificultava a criação de jogadas do Galo. Em um jogo tático como esse, o ideal era reforçar a marcação e garantir o resultado, mas Cuca abriu demais o time ao colocar em campo Neto Berola e o estreante Leonardo. 

O ideal eram opções como Richarlyson ou Felipe Soutto e manter a posse de bola até o tempo acabar. Mas o resultado foi o seguinte: Guilherme sumiu, Berloa criou uma ou outra chance, mas foi pouco efetivo, enquanto Leonardo estava completamente perdido. Com menos jogadores de marcação em campo, a Ponte achou o que queria: um espaço para encaixar um contra-ataque. E conseguiu, em outra subida de Cicinho, empatar o jogo. Nos últimos minutos, o Atlético pressionou, de forma desordenada, criou chances, mas faltou tranquilidade. 

Tropeços acontecem, ainda mais em um campeonato tão difícil quanto o Brasileirão. Mas lições devem ser tiradas. Em momentos como o de ontem, além de entrar mais focado, é melhor jogar feio, ter consistência defensiva, jogar menos para a torcida e ser mais prático. Às vezes, o caminho mais simples é o melhor a ser escolhido.

Comentários

  1. A sua análise, Fred, acrescento: o Atlético vem perdendo a guerra no meio-campo em vários momentos (foi assim contra o Cruzeiro, Botafogo, Santos), ao mesmo tempo em que as duas laterais têm se tornando ponto vulnerável. Basta ver como a Ponte fez a festa sobre Marcos Rocha no segundo tempo. Para complicar a situação, Jô está se especializando num tremendo perdedor de gols, quando poderia ter liquidado o jogo.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola como sempre sua análise Frederico!O que aconteceu ontem poderia ter acontecido antes,contra o Botafogo demos sorte.O galo não é o Barcelona,tem que ser humilde as vezes para colocar um valante no lugar de um atacante no fim do jogo e garantir 3 pontos que são os mesmos se fosse Flu,Grêmio,São Paulo,Corinthians.Vou deixar meu comentário aqui,se vc ler ficarei muito satisfeito.ABRAÇO!
    Cuca é um ótimo treinador,mas tem errado sim!Faltou melhor leitura de jogo por parte dele ontem e em vários jogos!Confio nele e no elenco para o título,mas nem sempre podemos contar com a sorte após mexidas equivocadas.Dos últimos 12 pontos disputados conquistamos apenas 6,e contra adversários com elenco muito inferior!Não podemos tapar o sol com a peneira,os questionamentos devem ser feitos agora para que os erros não se repitam e no final tenhamos que lamentar um título perdido por faltar 1 ponto por exemplo.Além disso, nós atleticanos sabemos muito bem que se não abrirmos uma boa vantagem de pontos, os árbitros irão tirar nosso título.Já vi esse filme muitas vezes,sou atleticano do tipo que viaja para apoiar o time em outros estados,e hoje sou sócio“Galo Na Veia”!
    Estávamos vencendo um jogo difícil, com apenas 1 volante em campo e amarelado desde o primeiro tempo.Júnior César recebeu amarelo no início do segundo tempo por falta dura, justamente em cima do Cicinho que voava em campo!R49,Danilinho,Berola e Guilherme, 4 atacantes que já não voltavam mais para recompor atrás da linha da bola,e o Marcos Rocha (bufando),visivelmente cansado.Era para um volante canhoto como o F.Soutto ter entrado no lugar do Jô ao invés do Leonardo,já estava no fim do jogo e ele poderia colar no Cicinho que jogava livre!Outra coisa,Leandro Donizete tem crédito,tem jogado muito,mas jogador de marcação não pode ter medo de bolada!Pela segunda vez na semana ele virou de costas quando o adversário ameaçou chutar.Contra o Cruzeiro a bola desviou na sua mão e quase entrou, ainda correu o risco de o péssimo árbitro marcar pênalti, e ontem desviou na sua perna enganando o Victor no segundo gol!
    Contra o cruzeiro,sei que o árbitro interferiu direto na vitória do galo,mas o Cuca teve uma boa parcela de culpa!O adversário além de ter um elenco muito inferior vinha de uma derrota desmoralizante para o Coritiba que estava entre os últimos.O galo entrou em campo moroso e respeitando em demasia, coisa que não vinha acontecendo contra outros adversários.Tinha que jogar como vinha jogando e pressionar!O adversário acabou o primeiro tempo com 5 jogadores amarelados,os mesmos voltaram para o segundo tempo.Ao invés de pedir os jogadores velozes e habilidosos como Bernard,Danilinho,R49 e Marcos Rocha para partirem pra dentro da defesa toda amarelada e conseguir expulsões,continuou com a jogada que não estava funcionando naquele jogo específico.Levantar bola para o Jô brigar pela primeira bola e depois tentar ganhar a segunda.Não colocou o Berola,pelo seu estilo de jogo fatalmente conseguiria uma expulsão. Insistiu com o Pierre com amarelo desde o primeiro tempo e acabou expulso.No fim do jogo poderia ter tirado o Jô para entrada do Serginho,mas o Ronaldinho nunca!!!Depois de uma arrancada de antes do meio-campo desmoralizando toda defesa adversária e cominando em um gol antológico daquele, deixou claro que não estava cansado, diferente do Jô.Depois do gol a simples permanência do R49 em campo exigiria ainda mais atenção da defesa deles ,e o zagueiro adversário jamais estaria dentro da pequena área do galo para fazer aquele gol de empate.

    ResponderExcluir
  3. Contra o Botafogo vencendo um jogo duro por 2X1,faltando 15 minutos para os 3 pontos, colocou o Berola no lugar do Escudero.Tudo bem,perderia um pouco de marcação no lado direito, mas poderia matar o jogo no contra-ataque fazendo 3X1.Sem esperar o novo posicionamento do Botafogo,1 minuto depois sacou o Serginho que nem tinha cartão e estava bem na marcação, e promoveu a entrada do Carlos César que iria demorar a entrar no ritmo da partida que no momento estava a 1000.Essa mudança escancarou o lado direito da defesa, o Botafogo passou a atacar só por ali,em 3 minutos criou 4 chances claras,o pênalti e consequentemente o gol de empate.Todo mundo só lembra do gol heroico aos 43 do segundo tempo com a jogada dos dois jogadores que saíram do banco.Poderíamos ter saído com empate amargo,mas naquele dia a sorte estava do nosso lado,contra a Ponte preta agora,não tivemos a mesma sorte.
    Contra o Atlético GO,errou também! O time líder,não pode respeitar tanto o lanterna ao ponto de não relacionar nenhum atacante para o banco.Isso aumenta a confiança do adversário.Atacante precisa de uma sombra o tempo todo para não se acomodar.Por isso o ataque perdeu tantos gols.O jogador mais ofensivo no banco era o Escudero,que é um meia.O Cuca levou o Leleu e o Paulo Henrique,cortou os dois do banco, mesmo sabendo que o Guilherme não estava 100% fisicamente e relacionou Carlos César,Richarlyson,Serginho e Felipe Soutto.São 4 jogadores que podem executar quase as mesmas funções.Com tantos cruzamentos na área,o Paulo Henrique seria muito útil.No jogo contra o Bahia,foi uma ocasião muito parecida,e ele foi muito bem.No pouquíssimo tempo que jogou colocou 2 bolas na trave, demonstrando boa presença de área!
    Não estou tão preocupado porque acabei de ler uma matéria em que o Cuca diz que precisa rever seus conceitos daqui pra frente.Tenho muita confiança na diretoria,grupo de jogadores,no Cuca e principalmente na nação alvinegra para a conquista do título,mas temos correções à fazer!Galoooooooooo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário