Museu dos Beatles em Liverpool, uma viagem musical sem precedentes



Museu é o tipo de coisa que o europeu faz com precisão, até porque história para isso não falta. Viajar por Liverpool e conhecer ao ar livre todos os espaços relacionados aos Beatles é algo incomparável, mas, quando associado a uma visita ao Beatles Story, o museu do Fab Four em sua terra natal, o passeio é ainda melhor. O museu fica em Albert Dock, região portuária da cidade que passou por uma grande revitalização e que hoje abriga lojas, restaurantes e a tradicional galeria Tate, filial da espetacular matriz londrina.


Entrada do museu Beatles Story: uma história fascinante

O museu é mais do que uma viagem ao tempo. É um grande passeio pela história da música nos últimos 50 anos. A decoração é perfeita. Refaz desde os traços de uma rua de Hamburgo, na Alemanha, onde os Beatles ganharam uma grande experiência nos palcos, até cada canto do Cavern Club, inclusive do lado de fora do pub, uma reprodução incrível da Matthew Street dos anos 1960.


As incríveis reproduções  das ruas de Hamburgo (acima) e do Cavern Club (abaixo)


A cada passo dado, um trecho da história dos Beatles se descortina, em várias salas, repletas de objetos da banda, de violões a baterias, e bonecos de cera dos rapazes de Liverpool que te levam a boas olhadelas embaladas pelo som da época. A parte dedicada a uma sessão de gravação em um estúdio, com quatro bonecos de cera (foto abaixo), faz, certamente, o visitante perder alguns minutos em sua viagem.


Passo a passo sensações de estupefação, emoção e vibração se tornavam mais comuns. Como não apreciar cada letra de um jornal de Liverpool da década de 1960 afixado em um quadro na parede? Como não se transportar para uma outra realidade ao visitar a loja de discos de Brian Epstein, passar por Abbey Road ou mesmo sentar em uma cadeira do avião que levou os Beatles para o estrelato nos Estados Unidos?


Instrumentos históricos dos Beatles espalhados por todos os cantos do museu


Os objetos comercializados ao longo dos anos que tinham a chancela de uma das mais fortes marcas de todos os tempos causavam sorrisos. Perucas, bottons, jogos de tabuleiro, cartazes, revistas, pôsteres e tudo o mais que puder ser imaginado está lá. Os famosos terninhos cinza também. E as capas dos discos também. E fotos históricas. E... tudo!!!




Um pouco do incrível comércio beatle ao longo dos anos, nas 4 fotos abaixo:











Cronologicamente arquitetado o museu leva o visitante a minúcias da carreira dos Beatles e sem fazer a menor força te permite uma viagem lúdica como poucas. É fácil visitar o túmulo de Eleanor Rigby, passar por Strawberry Field, se posicionar quase como uma figura da capa do álbum "Sgt. Pepper´s..." (foto que abre este post) e até mesmo passear por dentro do Yellow Submarine (abaixo).


Normalmente, alguns museus chegam até a causar cansaço, tantas são as coisas para se visitarem e tão longos esses caminhos podem ser. O Beatles Story dá uma sensação diferente. A de que sempre vamos querer ver (e ouvir) mais. Como uma inscrição na parede deixa bem claro, a história continua... E ela passa por detalhes do término da carreira do quarteto e por um breve resumo das trajetórias individuais de cada um deles. Era difícil controlar as emoções, mas, por mais comum que seja aos ouvidos, escutar "Imagine" olhando para o piano branco de John desmonta qualquer um.



O espaço dedicado a Paul no Beatles Story e a tocante homenagem a John, com direito ao som ambiente de "Imagine"


O desejo de ver mais detalhes dos Beatles na cidade natal deles foi correspondida na manhã seguinte em Liverpool. Um belo anexo do Beatles Story, próximo ao recém-inaugurado Museu de Liverpool, traz várias atrações - e o bilhete que foi usado para entrar no prédio principal também vale! Desde um animado cinema em 4D até mais peças únicas da história do quarteto, o anexo servia como um interessante plus para a visita principal. Mas uma exposição protagonizada pela primeira mulher de John, Cynthia, e pelo filho do casal, Julian, ainda iria me impressionar.



Com o rio Mersey ao fundo, fui passando por objetos dos Beatles, claro, mas também por coisas que registravam a vida da família Lennon. A pequena motocicleta que John usava para brincar com Julian, roupas de John e fotos, mas nada me impressionou mais do que cartões postais trocados entre Cynthia, Julian e John. Um pedaço da vida de uma das maiores celebridades da história ali, exposta.


Os cartões postais trocados entre Cynthia, Julian e John: detalhes da vida da família Lennon


Guitarras, rascunhos de músicas e mais uma infinidade de coisas transferem qualquer um àquele universo mágico, único e especial. Era como se os Beatles, definitivamente, passassem a fazer parte da vida de cada visitante. Ou, pensando bem, talvez você (ainda) não percebeu, mas sempre fizeram....


Confiram o post sobre os locais relacionados aos Beatles em Liverpool. Clique no link abaixo:
Seguido os passos dos Beatles em Liverpool

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na minha experiência de um ano na Inglaterra não consegui ir a Liverpool. Tô curtindo conhecer essas histórias e um pouco mais sobre a banda sob com sua visão, Fred! Tô de cara com a quantidade de produto lincenciado...

    ResponderExcluir

Postar um comentário