Cruzeiro evolui e vence segunda seguida

Aos poucos, bem ao seu estilo, Celso Roth vai conseguindo ajustar o Cruzeiro. Hoje a equipe conseguiu sua segunda vitória consecutiva no Brasileirão depois da série de três derrotas seguidas e o início de uma instabilidade preocupante. Se contra a Portuguesa no meio de semana a vitória veio mesmo com um jogo mais feio, contra o Flamengo, a equipe mostrou um pouco mais de consistência e até com alguns momentos de um futebol se não vistoso, mais agradável de se ver. Mas ainda existem ajustes a serem feitos.

Roth começa a arrumar a casa pela defesa. O problema da lateral direita parece solucionado. Ceará foi bem na quarta e fundamental hoje. Firme na marcação, sua principal característica, foi muito bem no apoio e fez um cruzamento preciso para Borges fazer o gol da vitória. A zaga ganha e muito com Donato, firme no desarme e muito bom nas bolas altas. Com Léo ao seu lado, a tendência é que o setor ganhe mais consistência. Lá atrás, o problema continua sendo a lateral esquerda. Hoje, Marcelo Oliveira deu muitos espaços na defesa, teve dificuldade para sair jogando e errou passes básicos. Diego Renan pode solucionar a questão se recuperar sua melhor forma. Deu indícios disso contra a Portuguesa. No gol, Roth não precisa se preocupar. Fábio é o melhor goleiro em atividade do Brasil, uma segurança para qualquer defesa e decisivo em momentos complicados das partidas.

Jogadores-chave na formação de Roth, os volantes dão o tom das equipes comandadas pelo gaúcho. Se Leandro Guerreiro faz a função mais marcadora, cabe aos outros dois a eficiência na saída e a aproximação a Montillo. Charles mostrou bola para auxiliar a marcação e ainda ser eficiente na saída, sem inventar. E William Magrão tem capacidade de se aproximar de Montillo e ser uma opção mais adiantada. Na minha opinião, um outro meia poderia auxiliar mais Montillo na criação, mas, pelo histórico de Roth e pelas opções que o Cruzeiro tem, a tendência é que a equipe seja mesma formada com três volantes de origem. Cabe ao treinador souber encaixar a melhor fórmula. Hoje funcionou com Magrão e Charles, mesmo com alguns espaços dados para a criação de jogadas do Flamengo.

O ataque, mesmo com Borges desencantando, ainda precisa de uma série maior de jogos para que o ex-santista se entrose com Wellington Paulista, que hoje é o atacante que sai mais da área para buscar o jogo. Em alguns momentos, os dois batem cabeça na área, mas ambos têm capacidade de saber jogar com a bola no chão. Talvez com um outro meia e com Montillo menos sobrecarregado na criação, o trabalho dos atacantes seja facilitado. Como a equipe está sendo formada durante o campeonato, esse processo é natural. Baseado nisso, o quinto lugar até agora transforma o balanço em positivo. 

Comentários

  1. O Cruzeiro vem apresentando evolução, mesmo com suas carências e dificuldades. Com algum reforços e ajustes, o time pode buscar voos mais altos neste Brasileirão.

    ResponderExcluir
  2. MESMO O CRUZEIRO COM ESSA EVOLUÇÃO,TENHO PARA MIM QUE O CRUZEIRO PRECISAR URGENTE DE UM LATERAL ESQUERDO E UM ATACANTE VELOZ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário