Vida longa para o Independência!




Nada pior do que um apaixonado por futebol como eu não ter a oportunidade de ir a um estádio na cidade onde moro. E isso aconteceu em Belo Horizonte por quase dois anos, desde o fechamento do Mineirão, em meados de 2010. Por isso dá para imaginar a minha alegria quando pisei ontem no Independência, na reinauguração do estádio.



O jogo, América 2 a 1 Argentinos Juniors, era o que menos importava. Eu queria era ter a sensação de ir para um estádio na capital mineira e depois voltar para a minha casa, sem ter que pegar uma estrada para uma cidade vizinha ou simplesmente ver pela televisão. A sensação de um jogo ao vivo e o clima de um estádio só quem sempre conviveu com isso entende. Ontem foi o América, mas poderia ter sido Atlético, Cruzeiro, Villa... É muito bom voltar a ter uma partida de futebol em BH. 



A impressão que ficou foi muito boa em relação ao estádio. Decidi ir como um torcedor comum, sem as facilidades de acesso para a imprensa, até mesmo para poder ter base para opinar e dar suporte para aqueles que ainda vão conhecer o Independência. 

 O ingresso do jogo histórico: esse tem que ficar bem guardado

Por dentro, o estádio ganhou um ar moderno, com cadeiras numeradas e uma perfeita visão de todo o campo de jogo. Os corredores de acesso a bares e banheiros permitiram um deslocamento tranquilo dos torcedores. E vários funcionários também auxiliaram todos com informações sobre como se locomover dentro do estádio. E justiça seja feita: muita gente se empenhou em deixar bem limpo o Indepedência, dos corredores aos sanitários.

 Detalhes do banco de reservas e dos banheiros do estádio: tudo novo e organizado (Fotos: Sylvio Coutinho)

Claro que ainda faltam muitos ajustes para tudo funcionar 100%, especialmente em relação ao esquema de trânsito nos arredores do estádio. O jogo de ontem foi um primeiro teste, que deve ser aprimorado com o passar do tempo para atender os torcedores. A entrada do torcedor no estádio tende a ser mais rápida com o tudo funcionando na normalidade. 





 Foto antiga do estádio e o Independência em reta final de obras: nem parece o mesmo lugar
 (Fotos: Osvalldo Afonso (Secom) e Sylvio Coutinho)

E, claro, o anel superior do estádio não vai ficar com a visibilidade prejudicada. Não foi nenhuma nem outra autoridade que falou sobre isso. Foram várias. Imagino e confio que esse problema será resolvido em breve. O Independência cheio, com todos os torcedores bem acomodados vai ser um espetáculo. Ontem, cerca de 6 mil pagaram ingresso e 9 mil pessoas estiveram presentes. Foi um dia diferente, de festa.

 Torcida do América fez uma bela festa ontem no Independência (Foto: Adão de Souza/Ascom/PBH)

O jogo de ontem marcou a despedida de Euller, que mereceu a ocasião, a estreia de Gilberto, que vai acrescentar muito ao América, que também aproveitou para começar a festejar seu centenário, que vai ser completado na segunda-feira, dia 30. Só faltou mesmo o primeiro gol do estádio ser de alguém que vestisse a camisa de um time mineiro. Mas o feito foi do uruguaio Balsas, que fez 1 a 0 para o Argentinos Juniors. Alessandro fez dois para o Coelho e virou o jogo. Coincidentemente, foi um gringo que também fez o primeiro gol do antigo Independência. Na Copa de 1950, o iugoslavo Mitic fez o primeiro dos três gols de sua seleção conta a Suíça, em 25 de junho.



 

 O primeiro gol do novo Independência (foto: Adão de Souza/ Ascom/PBH)

 
A torcida fez bonito, engrandeceu demais a festa e, claro, deu uma cara especial para um lugar que ficou acostumado nos últimos anos com obras e que conviveu com a expectativa de uma cidade inteira. Vida longa ao Independência. E que os torcedores, aqueles que mais vão curtir o espaço, saibam cuidar muito bem dele.

Foto principal: Adão de Souza (Ascom/PBH)

Comentários

  1. Saudade demais do independencia tb... ainda mais pq sempre morei perto dele e fui a muitos jogos no local... de série a a série c!!! Até módulo II do campeonato mineiro eu fui...
    grande abraço, Jota!
    Romero

    ResponderExcluir
  2. E para torcida é muito fácil por que o metro facilita a chegada ao estádio a nova Arena Independência

    ResponderExcluir

Postar um comentário