O Futebol Inglês Veste a Camisa - Huddersfield


A série O Futebol Inglês Veste a Camisa, que mostra a história dos times ingleses a partir da minha coleção de camisas, mostra hoje um clube bem tradicional da terra da rainha, mas que está há muito tempo longe da elite, o Huddersfield Town.


A camisa é uma das pérolas da minha coleção por se tratar de uma camisa de jogo, com patches da segunda divisão britânica e usada pelo jogador Booth, o camisa 23. O modelo que aparece no post, da Mitre, é a camisa principal do clube, modelo usado entre 1999 e 2001.


Fundado em 1908, o Huddersfield foi a primeira equipe inglesa a conquistar um tricampeonato nacional (1923/1924, 1924/1925 e 1925/1926), feito repetido apenas por Arsenal, Liverpool e Manchester United posteriormente. Foi também na década de 1920 que o clube conquistou sua única FA Cup, em 1922, fechando, assim, a melhor fase de sua história. 

Entre 1921 e 1925 o Huddersfield foi treinado por ninguém menos do que Herbert Chapman, que levou o clube aos seus principais títulos antes de se transferir para o Arsenal e ser o grande responsável pela implantação do sistema WM, que revolucionaria as táticas usadas até então e que serviria de base para outros esquemas táticos utilizados desde então.

Chapman se transformaria em mito dos Gunners e, depois de ter um busto instalado em Highbury, hoje tem uma estátua no Emirates Stadium, em Londres.


Os Terriers, como são conhecidos, começaram a usar as tradicionais cores azul e branca em faixas verticais em 1913, depois de usar uma cor mais próxima do rosa no início e até mesmo vermelho nos primeiros anos, além do azul. Em 1918/1919 adotou de vez o uniforme que seria tradicional até hoje, com raríssimas alterações, como a camisa toda azul entre 1966 e 1969 e entre 1975 e 1977.

 
Depois da fase boa nos anos 1920, o clube, da cidade de mesmo nome, que fica a 310 quilômetros ao Norte de Londres, teve seu último grande momento no vice-campeonato da FA Cup em 1938



Em 1952, caiu para a segunda divisão e jogou a elite inglesa pela última vez no já longínquo ano de 1970. Desde então se acostumou a jogar nas divisões inferiores. 

Fundado como Huddersfield Town Association Football Club, em 2005, o clube fez uma leve alteração no nome, excluindo o Association, fato que pode ser comprovado nas mudanças de escudo pelas quais passou. 

No sobre e desce, que fez o time chegar até a jogar a quarta divisão no final da década de 1970, o clube acumulou raros títulos, como os da segundona, em 1969/1970 e da quarta, em 1979/1980.





Desde 1994 manda os jogos no Galpharm Stadium, com capacidade para 24.500 torcedores, espaço que é dividido com o clube de rugby local, o Huddersfield Giants. Da fundação até a década de 1990, a casa do clube era o Leeds Road.





 A mudança considerável de Leeds Road (acima) para o moderno Galpharm Stadium (abaixo)


Atualmente na terceira divisão, a League One, o Huddersfield vai disputar no próximo mês os playoffs da competição, quando vai tentar voltar à Championship, a segundona inglesa.


Clique no link abaixo para ver o primeiro post da série O Futebol Inglês veste a Camisa, que apresentou o Reading
O futebol inglês veste a camisa - Reading






Comentários

  1. Boa! Curto bem o Huddersfield! Tem a promessa Rhodes no elenco e revelaram o Pilkington pro Norwich, hahaa.

    ResponderExcluir
  2. A torcida adora aprontar em jogos fora de seu estádio e até mesmo em jogos da seleção inglesa, né?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela estrutura e conteúdo de seu blog, forte abraço, renato artesanato em mdf

    ResponderExcluir

Postar um comentário