Camisa de 110 anos do Shamrock Rovers


Uma das coisas que mais curto ao colecionar camisas é me aproximar de clubes pouco conhecidos e, melhor ainda, descobrir detalhes e camisas especiais. E foi isso o que aconteceu quando consegui a camisa que marca os 110 anos do Shamrock Rovers, de Dublin. O recordista de títulos da liga irlandesa de futebol ganhou neste ano uma camisa sensacional, feita com o tradicional padrão de qualidade da Umbro.

O desenho, simples, com faixas verdes e brancas verticais, relembra o uniforme usado pelo clube da fundação, em 1901, até 1926. Hoje o clube usa um uniforme idêntico ao Celtic, da Escócia, com faixas horizontais verdes e brancas.


Para festejar a data, a Umbro caprichou. Circulou o escudo do time com a inscrição comemorativa dos 110 anos. Acrescentou, na manga, a marca histórica e, na borda da camisa, um detalhe bordado chama a atenção: "Celebrating 110 Years of Shamrock Rovers FC". Simples, bem feito e muito bonito.


O clube verde e branco, campeão 17 vezes de seu país e recordista também em troféus da Copa Irlandesa, com 24, tem, ao contrário do que muita gente possa pensar, uma certa tradição em participar de campeonatos europeus. Na Champions League, onde conseguiu até hoje uma única vitória em 18 partidas, sempre ficou nas fases eliminatórias. Mas fez história nesta temporada ao se transformar no primeiro clube irlandês a se classificar para uma fase de grupos da Liga Europa ao eliminar, de forma surpreendente, o tradicional Partizan, da Sérvia. Na fase de grupos, porém, foi o lanterna do grupo que tinha Rubin Kazan (Rússia), PAOK (Grécia) e Tottenham (Inglaterra).


Dono da maior torcida da Irlanda, o Shamrock manda seus jogos no acanhado estádio Tallaght, que tem capacidade máxima para 8.500 torcedores. O clube foi fundado na região de Ringsend, em Dublin. As duas referências do clube, a região onde nasceu e o estádio, foram brilhantemente registrados no modelo da camisa, tanto abaixo do escudo quanto na manga e na borda da camisa. Detalhes que fazem da camisa mais do que rara e única, especial.


Post escrito originalmente para o
Camisaria Futebol Clube, blog que mantenho e que é dedicado exclusivamente a camisas de futebol.

Comentários