Minas Gerais é o único estado com campeões nas quatro divisões brasileiras

Com a brilhante conquista da Série D do Campeonato Brasileiro ontem, em pleno Arruda, em Recife, o Tupi não só conquistou seu primeiro título nacional como deu a Minas Gerais a primazia de ser o único estado brasileiro a ter levantado troféus em todas as quatro divisões do futebol do país. Criada em 2009, quando o São Raimundo, do Pará, conquistou o título, a Série D também consagrou, no ano passado, o Guarany de Sobral, que deu ao Ceará sua primeira conquista nacional.


Até então, além de Minas, que tinha os títulos de Atlético e Cruzeiro na Série A, de Atlético, América, Villa Nova e Uberlândia na B, além do América na C, apenas Rio de Janeiro, São Paulo e, surpreendentemente, o Pará, tinha títulos em três divisões diferentes. No caso dos paraenses, títulos na B (Paysandu e Tuna Luso), C (Remo e Tuna Luso) e D (São Raimundo). Paulistas e fluminenses comemoraram taças nas três principais divisões.

Ainda deficitária, a Série D pode ser melhor elaborada para as próximas temporadas, assim como a CBF pode dar mais espaço para outras séries nacionais, desde que bem organizadas. Dão mais retorno institucional aos clubes do que os cada vez mais fracos estaduais, que poderiam ocupar um espaço menor no calendário e incluir apenas clubes que não jogam competições nacionais, valendo como um classificatório.

O título do Tupi na Série D, que deu muito mais destaque ao time do que uma boa campanha no Campeonato Mineiro, fez também com que Minas Gerais somasse oito conquistas nacionais nas quatro séries, superando Rio Grande do Sul e Paraná, que têm 7, cada. São Paulo, com 31, e Rio de Janeiro, com 17, são os maiores vencedores. Veja a lista abaixo:

Os títulos por estado no Brasil:

  • São Paulo - 31 - São Paulo (6), Corinthians e Palmeiras (4), Santos (2) e Guarani (1) (Série A), Guarani, Juventus, Internacional, Bragantino, União São João, Palmeiras, Corinthians e Portuguesa (1) (Série B), União São João, XV de Piracicaba, Etti Jundiaí, Ituano, União Barbarense e Bragantino (1) (Série C)
  • Rio de Janeiro - 17 - Flamengo (6), Vasco (4), Fluminense (2) e Botafogo (1) (Série A), Campo Grande e Vasco (1) (Série B), Olaria e Fluminense (1) (Série C).
  • Minas Gerais - 8 - Atlético e Cruzeiro (1) (Série A), Villa Nova, Uberlândia, América e Atlético (1) (Série B), América (1) (Série C) e Tupi (1) (Série D)
  • Rio Grande do Sul - 7 - Internacional (3) e Grêmio (2) (Série A), Juventude e Grêmio (1) (Série B)
  • Paraná - 7 - Coritiba e Atlético (1) (Série A), Coritiba (2), Londrina, Paraná e Atlético (1) (Série B)
  • Pará - 6 - Paysandu (2) e Tuna Luso (1) (Série B), Tuna Luso e Remo (1) (Série C) e São Raimundo (1) (Série D)
  • Goiás - 4 - Goiás (1) (Série B), Atlético (2) e Vila Nova (1) (Série C)
  • Distrito Federal - 3 - Gama e Brasiliense (1) (Série B) e Brasiliense (1) (Série C)
  • Santa Catarina - 3 - Criciúma (1) (Série B), Avaí e Criciúma (1) (Série C)
  • Pernambuco - 2 - Sport (1) (Série A), Sport (1) (Série B)
  • Maranhão - 2 - Sampaio Corrêa (1) (Série B) e Sampaio Corrêa (1) (Série C)
  • Bahia - 1 - Bahia (1) (Série A)
  • Rio Grande do Norte - 1 - ABC (1) (Série C)
  • Ceará - 1 - Guarany (Série D)

Foto: Aldo Carneiro

Comentários

  1. Esta lista é séria e não constam títulos com asterisco*.

    ResponderExcluir
  2. São Raimundo não é do Amazonas?

    ResponderExcluir
  3. Existem dois clubes com o mesmo nome. O de Manaus, que recentemente jogou a Série B, e o de Santarém, no Pará, que conquistou a primeira Série D. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Esta lista não contabiliza os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, recentemente reconhecidos pela CBF?

    ResponderExcluir
  5. Não. Levei em conta os campeonatos desde 1971. Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário