Estável emocionalmente, Galo vence mais uma e começa a respirar tranquilo





A repetição do time e o acerto da formação tática têm dado ao Atlético o que ele precisava neste final de ano, os pontos para se manter na Série A, a preocupação primordial. A vitória de sábado contra o Grêmio, a terceira consecutiva no Campeonato Brasileiro, deixou o time bem perto de escapar de vez do rebaixamento e sinaliza com a formação de uma equipe melhor para brigar por coisas melhores em 2012. Para continuar pontuando e virar o ano de forma tranquila, o Galo vai precisar de manter o que foi duramente conquistado: a confiança e a estabilidade emocional.

Fillipe Soutto cresceu de produção após a entrada de Pierre no time e faz bem a ligação com os meias

Cuca, inegavelmente, deu ao time a consistência defensiva que o Atlético precisava. Sábado isso ficou bem claro, novamente com o comando de Pierre e a manutenção de Triguinho praticamente como um terceiro zagueiro. O lado esquerdo segue bem defensivamente, enquanto o direito ainda precisa de ajustes. Carlos César é muito ofensivo e deixa espaços que nem sempre são cobertos. Uma prova é que Berola foi expulso exatamente em uma jogada pelo lado direito da defesa.

Atuando como terceiro zagueiro, Triguinho ajudou a melhorar o sistem defensivo do Atlético

Mesmo sem Berola, o time soube como se virar com um jogador a menos, prova de que a cabeça anda mais tranquila com as vitórias seguidas. Aos poucos, o meio-campo começa a produzir, já que está seguro com o crescimento da defesa - os zagueiros e o goleiro Renan Ribeiro têm melhorado a cada jogo. O entendimento de Fillipe Soutto com os meias tem resultado sempre em uma produção melhor do ataque.

Réver cresceu com o acerto tático dado ao time por Cuca

Outro acerto de Cuca tem sido em relação às substituições. Richarlyson tem entrado muito bem nas partidas, fortalecendo a marcação e apoiando o ataque. Marquinhos Cambalhota, para mim ainda uma incógnita, fez a função que o treinador pediu e definiu o jogo em um lance em que foi confiante, mas muito fominha.

Daniel Carvalho foi mais participativo no sábado, mas ainda pode melhorar mais

Teoricamente, faltam 3 ou, no máximo 4 pontos para o Atlético se confirmar na Série A em 2012. Deve pontuar antes do clássico na última rodada contra o Cruzeiro, para evitar pressão em um jogo complicado. Mas desde já a diretoria pode começar a arrumar a casa para o ano que vem. O elenco não foi bem neste ano, mas é uma boa base para começar a próxima temporada. É o momento de começar a pensar em contratações pontuais e precisas, sem contratar e dispensar em grande quantidade. A manutenção está próxima, a autoestima vai sendo recuperada e estabilidade emocional foi alcançada. Mas precisou de repetir escalações e acertar um esquema tático. Dorival não tinha conseguido isso. Mérito de Cuca.

Fotos: Vinnicius Silva

Comentários

  1. Cambalhota "Fominha": atacante tem que finalizar, Frederico. Você sabe, não tem coisa pior do que atacante que tem a chance de chutar e passa para o companheiro. Talvez, se ele desse o passe para o Bernard, a jogada não resultasse em gol. Bom, mas como estamos no campo das hipóteses, prefiro ressaltar o fato dele ter sido oportunista. Esse termo define melhor o lance do que "fominha".

    Um forte abraco!

    ResponderExcluir

Postar um comentário