Até quando, Galo?



A série de vexames do Atlético parece não ter fim. Ontem, nem mesmo um time mais reforçado no meio-campo conseguiu evitar uma derrota de 3 a 0 para o limitado time do Ceará, em Fortaleza. Não dá para achar uma única razão para o que está acontecendo. Tecnicamente e taticamente o time foi um desastre, Dorival cometeu alguns erros em substituições e, o mais grave, a apatia da equipe chegou a incomodar. A equipe me pareceu sem qualquer vontade de vencer o jogo. Veja mais detalhes sobre o jogo acima, na arte de Frederico Ribeiro.

O Galo foi mal em todos os setores. Giovanni falhou bisonhamente logo aos dois minutos ao rebater uma bola fácil nos pés de Marcelo Nicácio e os reflexos do erro foram pesados para o time. Na minha opinião, creditar isso apenas à falta de ritmo de jogo é uma bobagem. É básico para um goleiro rebater a bola para o lado. O setor defensivo foi lamentável. Os zagueiros bateram cabeça e foram muito lentos, facilmente envolvidos. Os laterais nem apoiaram e nem defenderam. Os volantes também estavam completamente fora de jogo. Serginho, na base da vontade, exagerou nas faltas, Richarlyson pouco produziu, mas estava mais fixo, e Gilberto apareceu mais para o jogo, mas faltou qualidade para dar sequência às jogadas.

O esquema com dois meias e um atacante também não funcionou. Caio e Renan Oliveira, perto da mediocridade geral, até que tiveram um lampejo ou outro, mas nada capaz de levar o time à vitória. Alguns bons toques, mas nada efetivo. Guilherme praticamente não foi acionado e teve que voltar para tentar buscar jogo, o que não conseguiu fazer.

Quando Dorival teve a oportunidade de mexer no time, errou feio. Magno Alves era a única opção para o ataque, ok, não tinha o que fazer. E como entrou mal, sem vontade e apagado o Magnata, que continou tentando fazer o que Guilherme insistiu de forma errada. Os erros foram nas outras substituições. Como colocar Wesley, que mal estava sendo relacionado para as partidas em um jogo complicado e com o time todo torto? Bernard, um dos raros a demonstrar mais esforço, entrou na lateral esquerda, foi deslocado para a direita e terminou o jogo no meio, perdido. Roger, que já estava mal na direita, foi um desastre na esquerda. E não dá para aceitar a improvisação de Renan Oliveira na lateral direita, onde o Ceará matou o jogo. Se o time já estava mal, essas alterações de posição acabaram por afundar a equipe.

E me parecia óbvio: se o problema era a lateral esquerda, Richarlyson que jogue por lá, mas Dorival o tirou - mesmo mal, era o que marcava melhor. Se o problema era a lataral direita, Serginho que quebrasse o galho lá, não Renan Oliveira, que até onde eu sei nem no rachão joga no setor e, além disso, é um jogador mais avançado, que deveria estar lá na frente para tentar empatar um jogo que ainda estava 1 a 0 para o Ceará. E para que deixar Geovanni Augusto no banco e colocar Wesley. O garoto estava mal, mas pelo menos tem mais entrosamento com os demais.

O resultado foi ridículo, o time não jogou nada e, o que mais irrita a torcida atleticana, faltou sangue e mais disposição. Continuo a favor da continuidade no comando, mas Dorival vai ter que fazer os jogadores vestirem a camisa e jogarem por ele. O técnico tem mais uma chance de mostrar seu comando, domingo, contra o América. Ontem, a dispersão foi muito grande. Não tem como jogar tão mal três vezes seguidas. Diretoria, comissão técnica e jogadores têm que se unir e encontrar as razões para o que está acontecendo e até mesmo dispensar quem não estiver a fim de melhorar a situação. A torcida, certamente, não merece o que vê.

Comentários

  1. A SITUAÇÃO DO GALO É REFLEXO DA FALTA DE COMANDO

    Jogadores se acham os donos do Clube.

    Uma instituição como o Atlético não pode ser refém de vaidades.

    Ta ná hora da limpeza geral. Doa a quem doer.

    A começar pelo presidente, diretoria, comissão técnica e jogadores.

    Abraço Fred

    ResponderExcluir
  2. O que o Galo vem sofrendo, é o resultado de anos de amadorismo e incompetência. Quem paga é a Massa...
    bela análise Fred!

    ResponderExcluir
  3. Enviei hoje para o Pinel:

    Proporção da culpa: 70% jogadores 20% diretoria e 10% Dorival

    ResponderExcluir
  4. Com relação ao posicionamento do time, o nosso maior problema está em nossas laterais. Com jogadores sofríveis nestas posições que nem atacam e muito menos defendem, nossa zaga tem que sair na cobertura e abre buracos que não estão sendo preenchidos pelos nossos cabeça de área. Já no ataque, precisamos de um atacante mais incisivo, que aproveite as oportunidades criadas. nem Guilherme nem magno Alves desempenham este papel. No plano tático o Dorival está deixando a desejar. Não conseguiu estabelecer um sistema de cobertura dos laterais e dos zagueiros apesar do grande número de cabeças de área que ele dispõe. Hoje em dia as únicas jogadas ensaiadas e que geram algum perigo à meta adversária são cobranças de falta da intermediária realizadas pelo Serginho e que caem proximo a linha da pequena área. Muito pouco para um treinador que está aqui há um ano.

    ResponderExcluir
  5. Ontem o Dorival escalou mal e os jogadores não se esforçaram o mínimo para empatar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário