Final da Champions de novo em Wembley em 2013

Menos de um mês depois de ter recebido a baita decisão da Champios League entre Barcelona e Manchester United o estádio de Wembley foi confirmado como palco de mais uma decisão do torneio de clubes mais interessante do mundo. Em 2013, mais uma vez, Londres será a capital do futebol europeu. A decisão foi motivada por um fato muito interessante. Daqui a dois anos, a FA, a Associação de Futebol da Inglaterra, vai completar 150 anos. O próprio presidente da Uefa, o francês Michel Platini, disse que foi uma exceção, mas respeitou a data. E nada como respeitar a data, a memória e a história do futebol. Uma bela decisão. Em 2012 a decisão será em Munique, no Allianz Arena.

A capital inglesa recebeu seis vezes a final, sendo cinco no antigo Wembley, e já viu a comemoração de dois times do país no local, o Manchester United, em 1968, e o Liverpool, em 1978. Isso para o desespero dos rivais londrinos. Nenhum time da cidade teve o prazer de disputar a final em casa. Aliás, apenas Arsenal, em 2006, e Chelsea, em 2008, foram os times de Londres que chegaram a uma final. O Arsenal foi derrotado pelo Barcelona em Paris, enquanto o Chelsea sucumbiu ao Manchster United em Moscou. Chelsea e Arsenal, aliás, protagonizaram o único duelo entre londrinos na história do torneio, nas quartas de final de 2002/2003. Com a conquista deste ano, o Barcelona é o único que venceu duas vezes uma decisão de Champions no mitológico estádio londrino.

Relembre agora quais finais foram jogadas em Wembley, com vídeos e gols de todas elas:

1963: Milan 2 x 1 Benfica
1968: Manchester United 4 x 1 Benfica (na prorrogação)
1971: Ajax 2 x 0 Panathinaikos
1978: Liverpool 1 x 0 Brugge
1992: Barcelona 1 x 0 Sampdoria (na prorrogação)
2011: Barcelona 3 x 1 Manchester United

Além de Wembley, na Inglaterra apenas o estádio Old Trafford, em Manchester, recebeu uma final de Champions League. Foi em 2003, quando o Milan bateu a Juventus nos pênaltis. Na ocasião, Wembley passava por reformas.

Comentários