Rodada de definições na Inglaterra



O Campeonato Inglês pode praticamente ser decidido neste final de semana, quando acontece o jogo mais interessante dos gramados europeus. O duelo entre Manchester United e Chelsea, no Old Trafford, pode deixar os Red Devils a um empate do seu 19º título em caso de vitória, enquanto um triunfo londrino faz a liderança trocar de mãos a duas rodadas do fim. Pensando neste jogo, o técnico do Manchester, Alex Ferguson, poupou 9 dos seus 11 titulares em plena partida de volta das semifinais da Champions League, contra o Schalke 04, na quarta-feira. A ideia é vencer o jogo e depois encaminhar o título nas duas rodadas finais, quando pega Blackburn (fora) e Blackpool, em casa. Tranquilo, pode preparar o time que decide a Champions League contra o Barcelona no dia 28. O Chelsea, além de jogar fora de casa, tem ainda jogos mais complicados nas últimas rodadas. Enfrenta o Newcastle em casa e o Everton, fora.

Outra definição próxima de acontecer no Campeonato Inglês é em relação à quarta vaga para a Champions League. Se vencer o Everton amanhã fora de casa, o Manchester City chega a 65 pontos, tira a chance do Liverpool e só perde a vaga se for ultrapassado pelo Tottenham. Spurs e Citizens têm um jogo a mais a fazer do que os demais e se enfrentam em Londres. Para superar o City, o Tottenham tem que vencer todos os jogos e torcer para que o City faça, no máximo, quatro pontos nas últimas partidas. Na minha opinião, os times de Manchester vão fechar o final de semana comemorando.

Na Premier League, os critérios de desempate são os seguintes: saldo de gols, número de gols marcados e confronto direto. Hoje, Manchester United e Chelsea têm o mesmo saldo de gols, o Manchester fez 71 gols, o Chelsea, 66, enquanto os Blues venceram o jogo em casa por 2 a 1, no primeiro turno.

Championship
A Championship, a segunda divisão inglesa, também terá uma rodada decisiva neste sábado. Dois times já asseguraram a participação na próxima Premier League, o Queens Park Rangers, que já é campeão, e o Norwich. Faltam definir, nesta última rodada, como serão os play-offs, que coloca frente a frente o terceiro colocado contra o sexto e o quarto contra o quinto. Os vencedores destes jogos fazem uma nova partida, em Wembley, para definir quem é o terceiro time a subir. Hoje, os confrontos seriam os seguintes: Cardiff City x Nottingham Forest e Swansea x Reading. O Nottingham é o único não garantido. Precisa de um empate para chegar ao play-off. Se perder, só é eliminado se o Leeds vencer fora de casa o Queens Park Rangers e descontar uma diferença de seis gols no saldo. O Forest joga fora de casa com o Crystal Palace. Os dois jogos são em Londres. Os rebaixados já estão definidos: Sheffield United, Scunthorpe United e Preston North End. Na League One, o Brighton and Hove Albion já é o campeão e tem o acesso confirmado.

Homenagem ao Norwich
O estudante de jornalismo Lucas Horta, torcedor do Norwich, fez um texto para o interessantíssimo blog Championship Brasil no qual comemora o acesso de seu clube à Premier League. Achei o texto muito bacana, reproduz um pouco do que é a segundona inglesa e, com a autorização do autor, reproduzo aqui:

"Esse texto é absurdamente anti-jornalístico. Seu conteúdo toma partido de um lado e o enche de adjetivos ao mesmo tempo que tem um verbo pra cada ação diferente. Eu falo de Norwich City. Eu falo do time que conheci em 2004 e que pude na última segunda-feira, 2 maio, dia do meu aniversário, comemorar o acesso a Premier League.

Noventa minutos de sofrimento contra o Portsmouth, guerreiro time da pós falência. O clube do sul não aspirava nada mais na competição, mas fez jogo duro. Não queria ver um Fratton Park amarelo. Mas viram! Olharam atônitos Simeon Jackson cabecear pra cima de Jamie Ashdown e ouviram o “Score” dos Canaries nas arquibancadas. Era o que faltava para garantir a promoção. E logo, aquele flashback veio a cabeça.

Foram anos de temporadas medianas até a queda em 2009 para a terceira divisão. A força de quem ainda sonhava com uma temporada de recuperação veio abaixo com os 7 a 1 tomados em casa contra o Colchester na primeira rodada. Quem teria força pra mudar isso tudo? Ele, o autor do massacre contra nós mesmos. Paul Lambert.

O jovem técnico montou um time que eu mesmo não botava fé na fraquíssima League One e o levou ao título com sobras. A temporada virou e a base mezzo remanescente de 08/09 mezzo triunfos de 09/10 se juntaria a Jackson, Ruddy, Surman e companhia. Nossa esperança dentro das quatro linhas? Um gordo briguento gente boa. Grant Holt.

Das 23 vitórias conquistadas até o acesso, umas 6 ou 7 vieram com gols nos acréscimos. A mais marcante sem dúvida nenhuma, foi contra o Derby County, na 44ª rodada. Um gol de Jackson aos 51 minutos do segundo tempo nos colocou vivo na briga que viria a se tornar gloria.

Poderia citar o controle do meio campo de Hoolahan, que finalmente amadureceu. Da segurança de Ruddy debaixo da trave e da explosão recente de Jakcson. Mas o simbolismo dessa nova geração é do nosso Shrek! Holt marcou até agora 20 gols e já pode ser o novo Darren Huckerby do clube. É status, é condição. Holt e Lambert voaram e nos mostraram o que uma equipe não favorita poderia fazer.

Mais do que tudo, voltaremos a ver o clube com uma das 15 maiores torcidas inglesas em campo no meio dos gigantes da Premier. Voltarei aonde comecei em 2004, vendo justamente um Norwich x Portsmouth pela primeira divisão"


Comentários

  1. Muito obrigado pelo espaço Frederico!

    E que a Premier vá até a última rodada totalmente indefinida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário