Resumo de Barça x Real na história da Champions



Já sabemos que Barcelona e Manchester United são finalistas da Champions League e vão duelar no dia 28 deste mês em Londres, mas nada ocupou mais o noticiário do torneio do que o choque entre os dois maiores clubes espanhóis, Barcelona e Real Madrid, que se pegaram na semifinal. E é exatamente sobre a história desse confronto na maior competição européia que eu vou falar agora.

O confronto eliminatório entre os dois gigantes já aconteceu quatro vezes, três deles em semifinais. E curiosidades não faltam. A classificação do Barcelona anteontem igualou a disputa. Agora, são duas classificações para cada lado.

A primeira eliminação do Real Madrid pelo Barcelona na Champions League é histórica. Pentacampeão, com cinco títulos conquistados nas cinco primeiras edições da então Copa dos Campeões, os Merengues entraram direto na primeira fase, enquanto o Barça, campeão espanhol, jogou a fase preliminar, venceu o Lierse, da Bélgica, e deu de cara com o Real na etapa seguinte. Um empate em 2 a 2 no Santiago Bernabéu e uma vitória do Barça por 2 a 1 no Nou Camp deu a classificação ao time catalão e, mais do que isso, marcou a primeira eliminação em uma competição européia da história do Real Madrid.

Um ano antes, o primeiro encontro em uma semifinal. O Real Madrid não tomou conhecimento do rival. Fez 3 a 1 nas duas partidas, sendo que a segunda foi no Nou Camp e chegou à decisão, quando arrebentou o Eintracht Frankurt por 7 a 3 e chegou ao pentacampeonato.

Um novo encontro entre os dois rivais espanhóis na competição só voltaria a acontecer na temporada 2001/2002, novamente na semifinal. Coincidentemente, os resultados foram idênticos aos que aconteceram nesta atual edição, só que o protagonista foi outro. O Real fez 2 a 0 fora de casa no jogo de ida e empatou em casa em 1 a 1 no jogo de volta. Outro fato em comum é que a outra semifinal também era formada pelo Manchester United e por um azarão alemão, o Bayer Leverkusen, que surpreendeu e chegou à final, vencida pelo Real por 2 a 1. Foi a nona e última conquista merengue no torneio.

Até agora, o time espanhol que eliminou o rival na semifinal da Champions League terminou com o título. Será que isso vai voltar a acontecer desta vez?

Comentários