A história do Manchester United contra alemães na Champios League

O Manchester United deve confirmar, nesta quarta, sua vaga na final da Champions League. Venceu o Schalke 04 por 2 a 0 em Gelsenkirchen no jogo de ida e, em Old Trafford, tem tudo para se garantir na decisão do dia 28 de maio, no estádio de Wembley, em Londres. Mas o retrospecto do time inglês contra alemães na competição mais importante da Europa faz com que o time de Alex Ferguson coloque as barbas de molho.

Para começar, uma coincidência que causa arrepios nos torcedores dos Red Devils. Na última vez que Barcelona e Real Madrid se encontraram em uma semifinal de Champions League, em 2002, o Manchester estava do outro lado e também enfrentava um azarão alemão, o Bayer Leverkusen. Um empate no Old Trafford em 2 a 2 e outro empate, desta vez em 1 a 1, na Bayarena, deu a classificação para o time alemão, que acabaria sendo derrotado na final pelo Real Madrid.

Cinco anos antes, outra decepção. Também na condição de azarão, o Borussia Dortmund eliminou o Manchester United em uma semifinal. E a decisão da vaga foi em Manchester. Os alemães venceram o jogo de ida por 1 a 0 em casa e repetiram o placar em pleno Old Trafford. Ao contrário do Bayer, o time amarelo de Dortmund conquistou o título europeu ao vencer a Juventus.

E adivinhe quem causou a última eliminação do Manchester na Champions League? Foi um alemão... Na última temporada, o Bayern de Munique também comemorou uma classificação em Old Trafford. Nas quartas de final, o time alemão venceu em casa por 2 a 1 e estava sendo eliminado na Inglaterra. O Manchester chegou a fazer 3 a 0, mas o Bayern fez dois gols e se classificou pelo número de tentos marcados fora de casa. O mesmo Bayern já havia causado irritação no time de Alex Ferguson em 2001, quando, também nas quartas de final, venceu duas vezes o Manchester United, tirou o rival inglês do caminho e rumou para o título da competição.

Além dessa lista amarga, o Manchester ainda lamenta uma derrota para o Stuttgart, em 2003, ainda na fase de grupos. O único alemão que não incomodou a equipe de Giggs na Champions League foi o Wolfsburg, derrotado duas vezes na fase de grupos em 2009.

Mas, em compensação, essa história tem uma baita lembrança boa para os ingleses. Em 1999, o Manchester decidiu a Champions League contra o Bayern de Munique no Nou Camp, em Barcelona, em partida que entrou para a história como uma das decisões mais emocionantes da competição. Basler fez 1 a 0 para o Bayern no início do jogo e o time bávaro chegou a mandar duas bolas no travessão, uma delas aos 43 minutos do segundo tempo. Mas, nos acréscimos, Sheringham e Solksjaer fizeram os gols da virada inglesa. Relembre os lances daquela final aqui. Na mesma temporada, aliás, o Manchester conquistou a tríplice coroa, ao levantar o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra.

E aí? O que será que vai acontecer desta vez?

Comentários

Postar um comentário