A Classe de 1992 do Manchester United

Uma das mais vitoriosas gerações de jogadores do futebol inglês está, pouco a pouco, encerrando um ciclo digno de dar inveja. Os atletas que recolocaram o Manchester United no topo do futebol mundial e deram ao clube a hegemonia inglesa tornaram os Red Devils símbolo de temor para os adversários entraram para a história como a Classe de 1992, referência ao ano em que eles chegaram ao profissional através das mãos sempre competentes de Alex Ferguson. Um dos integrantes do time encerrou a carreira ontem e foi devidamente homenageado na partida contra a Juventus, em Old Trafford.

Estou falando do lateral-direito Gary Neville, ex-capitão da equipe e um jogador que mostrou muita eficiência e liderança enquanto defendeu o Manchester United. Aliás, foi o único clube que defendeu. Jogou nada menos do que 602 partidas pelos Red Devils. Além da camisa vermelha, apenas a da Seleção Inglesa foi utilizada pelo atleta.

A despedida de Gary Neville produziu uma reunião histórica, que mereceu a reprodução de uma foto lendária, que mostro abaixo, em reprodução do site oficial do clube inglês. Na foto mais antiga, pela ordem, o responsável pelas categorias de base do clube em 1992, Eric Harrison. Depois, na sequência, Giggs, Butt, Beckham, Gary Neville, seu irmão Phil Neville, Scholes e Cook, que não estorou. Na foto logo abaixo, feita antes da despedida de Gary Neville, Ferguson está acompanhado pela mesma turma, com exceção, claro, de Cook, que foi parar no futebol do Azerbaijão.


Clique na foto para ampliar

Dessa turma toda, Giggs continua jogando o fino da bola e, asism como Scholes, pode levantar no sábado a terceira Champions League com representantes da Classe de 1992. O terceiro mais talentoso dessa turma, David Beckham, joga no Los Angeles Galaxy, mas teve uma recepção emocionante em Old Trafford ontem, quando envergou a camisa 7 (objeto de desejo para um colecionador de camisas como eu) e mostrou que, mesmo aos 35 anos, ainda é muito habilidoso e bate na bola como poucos.

A Classe de 1992 deu ao Manchester United uma posição de destaque primeiro na Inglaterra, quando, sob o comando de Alex Ferguson (que vai merecer um post exclusivo em breve), começou a série incrível de títulos na Premier League. De 1992 para cá, são 12, número que fez com que o clube ultrapasasse o Liverpool, que, em 1990, tinha 18 títulos ingleses contra 7 de seus rivais - hoje o placar é 19 a 18 para o Manchester. Ainda na Inglaterra, Beckham, Gary Neville e companhia limitada levantou Copas da Inglaterra (hoje o Manchester United é recordista de títulos, com 11), Copas da Liga Inglesa e Supercopas Inglesas.

No cenário europeu, a base montada no clube em 1992 (e sempre muito bem coadjuvada por gente como Cole, York, Schmeichel, Solksjaer, Sheringham, Roy Keane) venceu uma das finais mais emocionantes da história da Champions League, contra o Bayern, em 1999, com dois gols nos acréscimos que valeram a taça e a virada. Quer relembrar como foi aquele jogo? Clique aqui. Ainda com gente da turma famosa e desta vez com reforços do nível de Cristiano Ronaldo e Van Der Sar, o Manchester venceu outra Champions, desta vez em 2008, contra o Chelsea. Nos dois anos da conquista da Europa, dois Mundiais, de quebra, contra Palmeiras e LDU.

A geração aos poucos vai se despedindo dos gramados. Scholes e Giggs serão os últimos. E ainda em alto nível. Vai ser difícil bater os representantes da Classe de 1992 sábado, em Wembley, quando decidem a Champions League contra o Barcelona.

Comentários

  1. Um desses jogadores dessa geração, é um dos melhores que vi jogar e tenho que destacar. Ryan Giggs é gênio e joga muito até hoje, mesmo com idade avançada.
    E digo mais: só não significa mais do que significa hoje, porque não teve ao seu lado uma seleção forte e por não ser um grande "marketeiro", pois se tivesses esses atributos, seria tratado como: Zidane, Ronaldo...

    ResponderExcluir
  2. Esse é um jogo que eu não podia ter perdido! Ver esses jogadores de volta ao Old Trafford, para uma torcedora como eu, deve ter sido emocionante! Deve não, tenho certeza que foi.. Essa turma jogava muito mesmo! É uma pena que o Nicky Butt não tenha tido tanto sucesso (hoje tá jogado na China!).. Sinto que o Phil podia ter ficado mais no Manchester, mas o Everton fez muito bem para ele! E o Gary, que tantas vezes foi falado que tava fazendo hora extra, quando estava na sua boa fase, era belo líder. Li comentários de fãs que a volta do Beckham ao Old Trafford trouxe saudades!

    E o Scholes e o Giggs são fenomenais! O Scholes é meu jogador preferido. Os passes que ele faz! Perto ou longe não importa. Ele é sempre determinado e joga muito, apesar dos problemas que teve e da idade chegando!

    E discordo das pessoas que acreditam que o Giggs seria maior jogando em outro time ou outro país. O cara precisa ser mais vitorioso do que ele? Isso é exigir demais! Você lembrou bem as conquistas do Ferguson, o Giggs deve ter o mesmo tanto! Além dos 12 títulos ingleses e dos outros tantos, ele é o jogador que mais atuou na Inglaterra e um dos que mais participou de campenatos europeus..

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem. Mais uma vez de parabéns!
    Que os Reds infernizem a vida dos catalães e dê uma despedida mais que honrrosa aos remanescentes da clássica turma de '92.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Opa! Texto bonzão! Mais do que tudo, Ferguson é um monstro.

    ResponderExcluir
  5. Muito Legal a despedida do Neville, mesmo sendo um lateral meia-boca. Outra coisa a se destacar na foto é Beckham e Ferguson, que mesmo tendo suas desavenças, se uniram em uma foto mais que histórica.

    ResponderExcluir
  6. Se bem que o Eric Harrison e o Fergunson ajudaram, porque eles parecem um pouco, hehe'

    E quem me dera ver hoje no futebol brasileiro tantos talentos subindo e brilhando no time profissional por muitos anos, ou a vida profissional inteira desses jogadores, coisa que ainda existe(Ainda bem) no futebol europeu, inclusive, esses caras realmente mostram o amor a camisa.

    ResponderExcluir
  7. A camisa que o Beckham usou ontem interessa só a você não Fred. hehehe
    Essa geração é responsável por minha admiração ao Manchester United. Quando todos se aposentarem, minha admiração irá embora com eles....

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o post. Quando o Brasil terá um trabalho como esse?

    ResponderExcluir
  9. Sou torcedor do chelsea mais tenho que reconhecer que o maior meia que vi jogar e concerteza uma das maiores lendas da historia se chama Ryan Giggs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário