Um balanço da reta final de temporada na Inglaterra



O Campeonato Inglês entra em sua reta final ainda com várias indefinições. Disparado o torneio nacional mais equilibrado da Europa, o torneio não tem um campeão definido, muito menos aqueles que vão disputar a Champions League e a Europe League. Rebaixados, então, nem pensar. E sem falar nos times que ainda disputam outras competições. Vamos então a um resumo do que anda acontecendo na Inglaterra.

Briga pelo título:

O líder hoje é o Manchester United, com 73 pontos, seis a mais que o vice-líder Chelsea. Faltam quatro jogos para cada, incluindo um confronto direto, em Manchester. O time de Alex Ferguson, porém, ainda tem a Champions League pela frente, o que pode resultar em contusões, jogadores poupados e prioridades definidas de acordo com o que vier pela frente. Pragmáticos, os Red Devils têm jogadores rodados, acostumados a decidir e a serem campeões. Vence sem brilhar e é difícil derrotá-los. É o grande candidato a vencer o campeonato e, assim, superar o Liverpool em número de títulos (19 a 18), se tornando o maior campeão inglês de todos os tempos.

O Chelsea tem um elenco estelar, com jogadores capazes de decidir jogos e com um calendário mais tranquilo, já que está fora das competições européias. O time vacilou no início do campeonato e, por isso, hoje está correndo atrás do Manchester. Se vencer o Manchester e seus outros jogos, vai torcer pelo desgaste do rival e por algumas zebras para levantar a taça. Tem chance, mas corre por fora, ainda mais que sua tabela é mais complicada. Vamos à tabela de jogos dos dois:

Manchester United:
Arsenal (fora)
Chelsea (casa)
Blackburn (fora)
Blackpool (casa)

Chelsea:
Tottenham (casa)
Manchester United (fora)
Newcastle (casa)
Everton (fora)

Briga pela Champions League e pela Europe League:
O Arsenal cansou de errar e, embora tenha apenas três pontos a menos que o Chelsea, 64, não tem lastro para pensar em ser campeão. Se fizer muita bobagem, ainda corre o risco de ficar fora da Champions League, apesar de eu achar que isso é quase impossível. Considerando que o time de Arsene Wenger, que vai ter que mudar muita coisa na temporada que vem, Manchester United e Chelsea já podem se considerar na Champions League, a briga pela última vaga fica para três equipes: Manchester City (59 pontos), Tottenham (55) e Liverpool (52).

Os Citizens e os Spurs têm um jogo a menos e é exatamente o confronto direto, em Manchester. O vencedor dará um grande passo para se aproximar da vaga. A tabela do Tottenham é mais complicada e o Liverpool, que, paradoxalmente, se recuperou depois que passou a jogar sem Gerrard e Torres, torce por tropeços dos rivais. Os Reds enfrentam o Tottenham em casa, o que pode ser decisivo. Vamos às tabelas:

Arsenal:
Manchester United (casa)
Stoke City (fora)
Aston Villa (casa)
Fulham (fora)

Manchester City:
West Ham (casa)
Everton (fora)
Tottenham (casa)
Stoke City (casa)
Bolton (fora)

Tottenham:
Chelsea (fora)
Blackpool (casa)
Manchester City (fora)
Liverpool (fora)
Birmingham (casa)

Liverpool:
Newcastle (casa)
Fulham (fora)
Tottenham (casa)
Aston Villa (fora)

A vantagem é do City, que só depende dele e ainda tem pontos de vantagem. Se fizer valer essa diferença, empurra Tottenham e Liverpool para a Europe League. Everton (47 pontos) e Bolton (46) precisariam de uma combinação incrível para chegar ao torneio continental.

Luta contra o rebaixamento:
Apenas nove pontos separam o Newcastle, 9º lugar, com 41 pontos, do West Ham, lanterna, 20º, com 32, o que torna a luta contra o rebaixamento uma guerra de foice. Cinco times se destacam negativamente e qualquer tropeço pode significar a queda. Três estão fadados ao rebaixmento. Os cinco últimos são: Blackburn (35 pontos), Blackpool e Wigan (34), Wolverhampton (33) e West Ham (32). A não ser que aconteça um desastre, os três devem sair deste grupo.

Decisão da Copa da Inglaterra:
O Manchester City tem, no meio da briga por uma vaga na Champions League, a decisão da Copa da Inglaterra, a FA Cup, no dia 14, em Wembley. É favorito contra o Stoke e pode quebrar um jejum que dura desde 1976, quando conquistou a Copa da Liga Inglesa. Depois disso, apenas um título da segunda divisão em 2002.

Luta pelo acesso:
A Championship, ou a segunda divisão inglesa, está perto do fim. Dois times sobem direto e os quatro seguintes disputam um play-off de onde sai o terceiro clube que vai para a Premier League. O Queens Park Rangers, de Londres, precisa de um empate em dois jogos para garantir o acesso imediato. Hoje, subiria também o Norwich. Dois clubes estão garantidos pelo menos no play-off. E ambos são galeses, Cardiff e Swansea. Eles enfrentariam Reading (73 pontos) e Nottingham Forest (69), bicampeão europeu em 1979/1980. Millwall e Burnley (67 pontos), Leeds (66), Hull City (64) e Leicester (63) ainda lutam por vagas no play-off, que coloca frente a frente o terceiro colocado contra o sexto e o quarto contra o quinto. Os vencedores disputam, em jogo único, em Wembley, a vaga na Premier League.

Na League One, a terceira divisão, também quase no final, o Birghton and Hove Albion já comemora o acesso. Os tradicionais Southampotn (2º) e Huddersfield (3º) lutam pela segunda vaga direta. Peterborough, MK Dons e Bournemouth estariam hoje no play-off.

Comentários

  1. fred, prá mim, na luta pelo título o ponto chave ou melhor, os pontos chave são os dois clássicos que o manchester terá pela frente. contra o arsenal que briga pela ucl e depois na briga direta contra o chelsea. no mais, o arsenal vai pra ucl

    ResponderExcluir

Postar um comentário