Londres e a Champions League

Tá para nascer uma competição mais interessante do que a Champions League. Em todos os aspectos é a melhor do planeta. Tecnicamente, financeiramente, pela quantidade de craques, pelas equipes de peso que participam, pela organização dos jogos, estádios impecáveis, final única como um evento especial, enfim, vários atributos que eu poderia fazer um livro. Como o clima está favorável para falar da competição, inicio hoje uma série de posts sobre o torneio.

Um dos aspectos que sempre valorizei na Champions foi o fato de a final ter sempre sido disputada em jogo único e em um estádio pré-determinado com antecedência. As vantagens para a promoção do evento são incalculáveis. Camisas especiais, promoção turística, uma data especial. Desta vez, no dia 28 de maio, o novo Wembley, em Londres, receberá a final. A capital inglesa recebeu cinco vezes a final, todas no antigo Wembley, e já viu a comemoração de dois times do país no local, o Manchester United, em 1968, e o Liverpool, em 1978. Isso para o desespero dos rivais londrinos. Nenhum time da cidade teve o prazer de disputar a final em casa. Aliás, apenas Arsenal, em 2006, e Chelsea, em 2008, foram os times de Londres que chegaram a uma final. O Arsenal foi derrotado pelo Barcelona em Paris, enquanto o Chelsea sucumbiu ao Manchster United em Moscou. Chelsea e Arsenal, aliás, protagonizaram o único duelo entre londrinos na história do torneio, nas quartas de final de 2002/2003.

Ou seja, nada de títulos londrinos na Champions. Nesta temporada, a chance diminuiu consideravelmente com a derrota de hoje do Tottenham para o Real Madrid, por 4 a 0, no jogo de ida das quartas de final. A chance de dar a uma das cidades mais importantes da Europa o título mais importante do futebol do continente está nos pés do Chelsea, que joga amanhã, em casa, contra o Manchester United.

Relembre agora quais finais foram jogadas em Wembley, com vídeos e gols de todas elas:

1963: Milan 2 x 1 Benfica
1968: Manchester United 4 x 1 Benfica (na prorrogação)
1971: Ajax 2 x 0 Panathinaikos
1978: Liverpool 1 x 0 Brugge
1992: Barcelona 1 x 0 Sampdoria (na prorrogação)

Além de Wembley, na Inglaterra apenas o estádio Old Trafford, em Manchester, recebeu uma final de Champions League. Foi em 2003, quando o Milan bateu a Juventus nos pênaltis.

Comentários