Dispensas ofuscam rodada do Mineiro



As dispensas de Zé Luís e Ricardinho ofuscaram toda a rodada de final de semana do Campeonato Mineiro e elas vão ser o foco do tradicional resumão que faço aqui após todas as rodadas. Não tem como não ser assim. Alexandre Kalil disse em manter a hierarquia e por isso dispensou os dois jogadores e afirmou que, apesar de esse tipo de problema não ser novidade, se arrastando desde 2009, não bancou antes porque os técnicos voltaram atrás. Não vou discutir se está certo ou não, o fato é que alguma atitude deveria ser tomada. E foi. Eu só achava que, já que esperou até agora, poderia segurar mais um tempinho os jogadores, pois eles ainda eram úteis ao time, especialmente Ricardinho. Reforços vão vir, mas não chegarão a tempo das finais do Mineiro, o torneio menos importante do ano, mas podem fazer falta se não chegarem a tempo de encararem fases mais agudas da Copa do Brasil e o início do Brasileirão.

Em Governador Valadares, um novo Atlético apareceu em campo. Ainda desentrosado e nitidamente precisando de reforços. Com falhas antigas e algumas caras novas que podem dar algum futuro. Gostei de Felipe Souto, que já havia feito outras boas partidas em 2010, Guilherme Santos foi bem e Jackson mostrou vontade. Além disso, a zaga falhou menos do que nos jogos anteriores. Mas Renan Ribeiro mostra uma estranha insegurança, a lateral direita é uma incógnita, os meias criam pouco e o ataque vive, hoje, de Magno Alves e da correria de Berola no segundo tempo. Pouco, muito pouco. Venceu um time que tem cara de segunda divisão. A vitória ameniza a situação do Galo e afunda a Pantera.

Já em Sete Lagoas, um passeio do Cruzeiro. O Guarani caiu demais entre o início do campeonato e essas rodadas finais. Cuca deu um padrão de jogo à equipe que permite alterações táticas e a utilização de diversos jogadores sem perder o nível. Ainda acho que Ortigoza é limitado e, com Wellington Paulista a caminho do Palmeiras, Brandão será o jogador de área azul. Thiago Ribeiro, que não para de fazer gols, vai ganhando a disputa com Wallyson, que é muito útil taticamente.

Em Juiz de Fora, o América voltou a jogar bem fora de casa e venceu outra. Tem 100% longe de casa e caminha com tranquilidade no Mineiro, retomando os bons resultados depois de duas derrotas. Volto a afirmar: tem um time bom para o Estadual, capaz de engrossar o caldo contra Atlético e Cruzeiro, mas limitado para a Série A. Bem treinado, mas limitado. Já o Tupi cansou de errar no Mineiro. Eliminado, mesmo com time melhor que vários do interior.

No Uberabão, o Uberaba fez o que dele se espera. Venceu o Funorte e tirou a corda do pescoço. Outro que decepcionou, o Zebu fica na primeira divisão mais pela incompetência dos rivais do que por méritos. O Funorte, por sua vez, só não afundou ainda porque Ipatinga e Democrata fazem o máximo para serem piores.

Em Nova Lima, o Villa manteve a esperança da vaga ao vencer a Caldense. Agora, só o Leão pode tirar a vaga do América de Teófilo Otoni das finais. Atlético ou América não vão ficar de fora. E domingo que vem os dois jogam no Norte de Minas. O time do Villa é bem treinado pelo Gottardo e pode se superar em Teófilo Otoni. Mas vai pegar a equipe do interior que mais surpreendeu e está muito empolgada. Jonatas Obina e Rogério Àvila fizeram 15 gols juntos. O Villa respira, mas a tabela joga contra.

Foto: Uol

Comentários

  1. Que me desculpe o meu Galo...

    MECÃO CAMPEÃO MINEIRO DE 2011!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário