Futebol paulista em pauta no "Histórias da Bola", no Minas Esporte

O quadro "Histórias da Bola" que eu apresentei hoje no Minas Esporte, da Band, foi todo dedicado aos paulistas e pode ser visto clicando aqui, com direito a imagens e gols feitos em 2011 pelos quatro maiores times do estado.

Eu fiz um balanço do Paulistão nesta temporada e nos últimos anos. Hoje, os quatro grandes estão empatados com 28 pontos. O São Paulo é líder apenas pelos critérios de desempate. O campeonato tem uma desnecessária fase de quartas-de-final, o que indica que São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras podem se encontrar na semifinal, algo que não é tão comum assim. Nos últimos 11 campeonatos, os quatro times mais tradicionais de São Paulo ocuparam as quatro primeiras colocações apenas duas vezes. Em 2009, o Corinthians foi o campeão. Antes, o fato tinha acontecido apenas em 2000, quando o São Paulo foi o campeão.
Hoje, além dos grandes, estariam classificados para a próxima fase Ponte Preta, Mirassol, Paulista e Oeste.

Finais entre os grandes também não é um fato tão comum assim recentemente. Entre 2001 e 2010, apenas quatro vezes o torneio foi decidido por dois grandes. Ainda assim, em duas ocasiões quando o campeonato foi disputado em pontos corridos, em 2005 e 2006.

Na Libertadores, o desempenho dos paulistas é ruim. O Corinthians durou dois jogos e foi eliminado pelo Tolima na fase preliminar. O Santos, até agora, empatou suas duas primeiras partidas e tem um jogo decisivo contra o Colo Colo amanhã, no Chile. Hoje, o Peixe não estaria classificado.

Comentários

  1. Ituano, campeão paulista de 2002 e União São João de Araras, vice...surrealidades dos famigerados Supercampeonatos...Caldense em MG e Iraty no PR...

    ResponderExcluir

Postar um comentário