Hoje é dia de Neymar. Genial!



O que eu vi Neymar fazer na última terça-feira contra o Paraguai no Sul-Americano Sub-20 foi de encher os olhos. Há muito tempo eu não via um jogador decidir uma partida com tamanha naturalidade, demonstrar um repertório de jogadas incríveis e comandar uma equipe com muita tranquilidade. Ok, é apenas um Sul-Americano Sub-20, mas quatro gols em uma partida em que sua equipe tem dois jogadores a menos não é qualquer coisa. Segurou a bola quando tinha que segurar, passou quando tinha que passar e exerceu a famosa "liderança técnica". Uma referência, desde já, para os próprios companheiros e para um monte de marmanjos. E vale lembrar que não se trata de um Denílson, super habilidoso mas pouco objetivo. A chance de se concretizar como um craque definitivo é muito alta. Ah! Ele tem 18 anos. E hoje tem Neymar de novo, meia-noite, contra a Colômbia, pelo mesmo torneio. Vale a pena ver.

Afirmo que acho Neymar até meio chato fora de campo e concordo que ele se excedeu em alguns momentos de 2010, mas ele tem apenas 18 anos (não custa repetir) e pode muito bem aprender e focar sua habilidade para apenas fazer coisas boas dentro de campo e evitar bobagens, coisa que parece ter aprendido depois do lamentável episódio com Dorival Júnior.

O que ninguém lembra é que se trata de um jogador dedicado. Poderia ter entrado de férias antes, já que o Santos não tinha como ser campeão brasileiro, poderia ter recusado treinar logo depois do Natal e jogar o Sul-Americano Sub-20. Mas ele topou. Pode ajudar - e muito - o Brasil a conquistar a tão sonhada medalha de ouro olímpica. Cabe ao Santos saber administrar o cansaço do jogador (evitar que ele jogue partidas do estadual é uma boa saída). Em números: Neymar fez 63 jogos e 43 gols em 2010. Mesmo sem ser um finalizador nato, foi o artilheiro do Brasil no ano passado. Em 2011, um jogo, quatro gols. Joga muito. E só tem 18 anos.

Crédito da foto: www.abola.pt

Comentários

  1. Maravilhosa essa nova geração que vai defender nossa seleção a partir de agora, acrescento as palavras sobre o Neymar, elogios também ao Ganso, jogador maduro e completo, ambos precisam é amadurecer fora de campo para serem admirados até pelos adversários dentro e fora do campo, assim como acontece com o Galinho Zico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário