Os erros do calendário brasileiro para 2011

A CBF divulgou hoje o calendário do futebol brasileiro para 2011. Se vivemos outros tempos, em que as datas são divulgadas com antecedência e respeitadas, erros antigos continuam a ser repetidos. Primeiro, o longo tempo dedicado aos estaduais, que vão de 16 de janeiro a 15 de maio. Se alguém conseguir me explicar o motivo....

Outro erro, que também engloba a Conmebol, é o fato de a Sul-Americana e a Libertadores serem disputadas em semestres diferentes. Fossem no mesmo, ou em dois semestres, como é na Europa, exisitiria a chance de os clubes que disputam a Libertadores jogassem a Copa do Brasil, outro erro recorrente. Assim, criariam-se mais datas para as disputas internacionais, tornando-as mais atrativas.

As séries A e B começam no dia 22 de maio e terminam em 27 de novembro (B) e 4 de dezembro (A). As séries C e D, sempre esmagadas, começam em julho e terminam em novembro, deixando buracos nas agendas dos clubes. Impressionante.

Ah! E se o seu time tiver jogadores convocados para jogar a Copa América da Argentina, entre 2 e 24 de julho, azar o seu. O Brasileirão NÃO vai parar por isso. Definitivamente, ainda temos muito a aprender.

Comentários

  1. Não entendo vocês, comentaristas. Sempre se ouve que a temporada é desgastante, que os jogadores jogam não sei quantas partidas por ano e ainda querem que os times joguem tanto Libertadores quanto Copa do Brasil. E pra que? Para no final das contas jogar com time reserva para fazerem a bobagem de "priorizar" uma ou outra. Só jogador de futebol tem esta regalia de ser "poupado". Parem de falar bobagens !!! www.twitter.com/danieltiburciof.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Daniel!

    O que acho é que os estuduais nem deveriam existir ou, no máximo, que durem um mês. Qual competição é mais bacana? Copa do Brasil ou Estadual? Quando critico os estaduais e sugiro que a Libertadores seja jogada em dois semestres, é exatamente para dar folga ao mal feito calendário nacional.

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário