O triste adeus

O Brasil não suportou o primeiro desafio de peso que teve na Copa do Mundo. Uma Holanda acuada, que poderia ter sido goleada na etapa inicial, jogou no erro brasileiro durante todo o segundo tempo e segue em frente no Mundial. Muito fácil ficar agora apontando erros para justificar uma eliminação, mas quem acompanhou minhas opiniões aqui neste blog durante a Copa vai lembrar de algumas falhas que apontei.
A eliminação começou a acontecer no tolo cartão amarelo que Ramires tomou diante do Chile e que lhe custou a suspensão para o jogo de hoje. Com isso, se abriram todas as portas para o retorno de Felipe Melo, que mostrou talento ao dar o passe para Robinho abrir o placar, mostrasse todas as suas falhas e seu imperdoável descontrole. Depois do gol brasileiro, errou demais, estava excessivamente nervoso e o acúmulo disso resultou em sua expulsão - patética, por sinal, porque não precisava ter pisado no adversário.
Sem Ramires e com Daniel Alves mais avançado, a bola pouco chegou para Kaká e, consequentemente, a Luís Fabiano. Faltaram opções de banco, aqueles caras que podem mudar o resultado de um jogo. Isso não viria de Julio Baptista ou Grafite. Pode-se culpar também Julio Cesar, que falhou no gol. Mas apontar culpados não adianta. O que ficou nítido é que o time brasileiro, ao contrário de suas tradições, mostrou um time quadrado, previsível, metódico, sem imaginação. Que, ainda assim, contava com (poucos) momentos de brilho de Kaká e Luís Fabiano. Mas o time tem onze. Ficou para 2014. Quiçá com mais criatividade.

Comentários

  1. Pra que serviram Josué, Kleberson (esse só jogou coletivo), Julio Baptista e Grafite?

    Com, digamos, Lucas/Sandro/Denilson, Ronaldinho Gaúcho, Ganso e Tardelli, teríamos opções de sobra pra poder fazer a diferença. Quando a Holanda fez o 2º e o Felipe M. foi expulso, já me conformei, pois não tinhamos uma única opção. Talvez a melhor delas fosse inverter o Michel Bastos (bom meia, mas que assim como Gilberto, não joga de lateral há ANOS) com o Daniel Alves, pois o Robben corta todas pra perna esquerda.

    Porém, o Felipe Melo fez questão de colocar a pá de cal nesse limitadíssimo selecionado brasileiro. É uma seleção de transição? Sim. Talvez em 2014 o time seja do nível de, por exemplo, 2002. Mas faltou coragem pra convocar os meninos que com certeza brilharão na próxima Copa. Sem dúvidas Denilson, Thiago Silva, Diego Alves, Paulo H. Ganso, Neymar, Pato, Rafinha, Rafael (do Man Utd), Tardelli, Diego Souza, W. Silva, e tantos outros estarão no auge em 2014. Só com os citados aí já dava pra montar uma seleção que, mesmo nova, bateria essa atual com facilidade.

    Coragem essa que não faltou ao Joachim Low. Com a menor média de idade da história da Alemanha, o comedor de meleca conseguiu montar um time de respeito, que eu acredito que baterá a Argentina amanhã, pelo simples fato de ter uma defesa mais sólida. Vai ser jogaço.

    Meu consolo é que provavelmente pelo menos uma das minhas 2 seleções favoritas vai estar na final. Ou Uruguai, ou Holanda. E se levarem a taça, será mais do que merecido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário