Dica de leitura: "Barça", de Graham Hunter

Livro traz todos os detalhes do incrível Barcelona de Guardiola, da montagem da equipe à conquista dos títulos, e reúne relatos preciosos de personagens centrais dessa história de sucesso

Um precioso e detalhado relato sobre a formação e a trajetória de um dos maiores times de futebol de todos os tempos. A construção e a história do incrível Barcelona de Pep Guardiola é o mote do livro "Barça", escrito pelo escocês Graham Hunter e lançado no Brasil pela Editora Grande Área pouco antes da Copa do Mundo. É a melhor dica de leitura possível para quem, como eu, conta os minutos para a chegada da nova temporada do futebol europeu. Posso garantir: melhor aquecimento não há.

O livro disseca a "Era Guardiola" (2008 a 2012) no clube catalão a partir de seus personagens principais. Rico em detalhes, traz depoimentos de todos aqueles que fizeram a máquina blaugrana funcionar, como Xavi, Iniesta, Messi, Guardiola e membros da diretoria. Além disso, reúne relatos sobre grandes jogos dessa trajetória, mostrando na prática o que o esquadrão catalão era capaz de fazer.



O pensamento sobre qual estilo de jogo adotar, a integração com as categorias de base, os investimentos, quais contratações a serem feitas, as agruras de vários craques para chegar ao ápice e as questões estruturais de La Masia estão dissecadas em um dos melhores trabalhos literários que já li sobre um clube de futebol. De leitura fácil e envolvente, "Barça" vai causar um efeito imediato: a vontade de rever grandes jogos daquela equipe.

Guardiola montou uma equipe encantadora, mas isso, claro, não surgiu do dia para a noite. E Hunter mostra o passo a passo do que foi essa montagem, que começou com saídas de ídolos consagrados do clube, como Ronaldinho e Deco - Eto'o também não iria ficar, mas se transformou em uma peça importante para o treinador.

Espaço para Messi brilhar 
Ronaldinho deu espaço para o Barça se transformar no "time do Messi", um protagonismo que deu ao argentino, ao seu estilo, a oportunidade de galgar cada passo para se transformar no excepcional jogador que é, um dos maiores de todos os tempos. E essa "construção" de Messi é saborosa no livro, que descreve passo a passo da contratação à glória.

Messi brilhou, empilhou taças e se transformou em mito não só pela sua técnica superlativa, mas também porque foi assessorado de forma única pela incrível capacidade de Guardiola montar uma equipe de futebol e pelos companheiros acima da média, cada um aproveitado da melhor forma em um estilo de jogo que inspirou muita gente. A evolução do pensamento tático de Guardiola está em cada página da obra.

Para quem já leu os dois livros sobre Guardiola lançados pela Grande Área, "Guardiola Confidencial" e "Guardiola - A Evolução", que trazem detalhes também minuciosos, porém posteriores à passagem do treinador pelo Barcelona, ficará ainda mais fácil entender e apreciar a grandeza da obra do catalão. Se ainda não leu, clica aí no link e compra rápido, porque também são obras envolventes e que ajuda a entender ainda mais esse personagem capaz de montar times incríveis. 

Títulos e mais títulos
Só para ter uma noção do que significou essa passagem de Guardiola como treinador do Barcelona, veja a lista de títulos: Duas Champions League (2009 e 2011), dois Mundiais de Clubes (2009 e 2011), três Campeonatos Espanhóis (2009, 2010 e 2011) e duas Copas del Rey (2009 e 2012), além de troféus como as Supercopas da Europa e da Espanha. Tudo isso conquistado com um futebol que dava gosto de ver (e de rever).

Serviço

  • "Barça - A construção e a trajetória do melhor FC Barcelona de todos os tempos" (Graham Hunter, Editora Grande Área, 2018)
  • 320 páginas
  • Preço médio: R$ 54,90
  • Onde comprar: nas livrarias e também no site da editora

Comentários