As surpresas históricas da Copa da Liga Inglesa e os tabus que podem ser quebrados ainda nesta edição


O Bradford City, maior surpresa da temporada inglesa até agora, pode fazer história na Copa da Liga. O clube, atual oitavo colocado na League Two, a quarta divisão do país, já eliminou o Arsenal e fez 3 a 1 no jogo de ida das semifinais da competição, contra o Aston Villa. Pode até perder o jogo de volta, daqui a duas semanas, por um gol de diferença, em Birmingham, para chegar à decisão. Com isso, o clube se transformaria no primeiro time da quarta divisão desde 1962 a atingir uma final - e, em caso de vitória, o primeiro time da League Two a se sagrar campeão da competição.

Bradford surpreendeu ao eliminar o Arsenal (foto Daily Mirror)

A marca anterior era exclusividade do Rochdale, que disputava naquela época a antiga English Division Four (e foi 12º colocado na competição). O Rochdale perdeu as duas partidas finais para o Norwich (1 a 0 e 3 a 0). Aliás, essa final marca a primeira que dois times que não pertenciam à elite disputaram a decisão da Copa da Liga. O Norwich, na época, estava na segundona. Em 1975, novamente o Norwich estava fora da elite e perdeu a final para o Aston Villa, que também não estava na primeira divisão. Foi a última vez que um confronto sem clubes da elite aconteceu na final.

Com uma vantagem que não pode ser desprezada, o Bradford City pode decidir o torneio, em Wembley, com outra zebra, o Swansea, que fez 2 a 0 no Chelsea no jogo de ida em pleno Stamford Bridge e é sempre difícil de ser batido em casa, no Liberty Stadium. Caso chegue à final e vença a decisão, o Swansea pode quebrar um tabu: será o primeiro clube do País de Gales a vencer a Copa da Liga. Até hoje, apenas um galês se deu bem em uma copa inglesa e tem muito tempo. Em 1927 o Cardiff levantou a FA Cup ao derrotar o Arsenal. Cardiff que perdeu nos pênaltis a última edição da competição, ao ser derrotado pelo Liverpool.


Swansea de Michu tem boa vantagem sobre o Chelsea

Zebras sempre fizeram parte da história da Copa da Liga Inglesa, criada em 1960 e disputada por 92 times (20 da Premier League e 72 clubes da Football League, que reúne os times da segunda à quarta divisões). Relegada a segundo plano pelos principais clubes nos primeiros anos, a competição viu em sua primeira década uma série de clubes menores chegarem aos primeiros lugares, caso do Queens Park Rangers, campeão em 1967 sobre o West Bromwich quando jogava a terceira divisão, mesmo caso do Swindon Town, em 1969 que derrotou o Arsenal na final, em um raro momento em que um grande chegou à decisão naquela época. Antes, o Chelsea, mediano nos anso 1960, foi campeão em 1965, e o Leeds levantou a taça em 1968, também sobre o Arsenal.

A chegada dos grandes à final coincide com o fato de a FA conceder, no final dos anos 1960, uma vaga na então Copa da Uefa ao campeão da Copa da Liga. Em 1969/1970, pela primeira vez, todos os 92 times participaram da competição. O que não impediu zebras até relativamente recentes, como a vitória do Sheffield Wedenesday sobre o Manchester United de Alex Ferguson em 1991 - a última conquista de um time fora da elite.


Liverpool, maior campeão do torneio, festeja a taça que salvou o ano do clube em 2012
Ao longo dos anos, com o fato de os clubes grandes darem menor importância ao torneio, Leicester, Birmingham, Middlesbrough e Blackburn, por exemplo, levantaram a taça.  Desprezada por alguns gigantes, valorizada em caso de conquista (Liverpool em 2012, por exemplo), lamentada em caso de derrota na decisão (Arsenal, em 2011), a Copa da Liga pode ter uma final surpreendente mais uma vez e quebrar uma série de tabus, fatos que fazem do futebol o esporte mais capaz de fornecer surpresas, o que o torna, sempre, apaixonante.

Comentários